domingo, 31 de agosto de 2008

F.J.Viegas e J.L.Peixoto na Feira do Livro de Brasília

«José Luís Peixoto e Francisco José Viegas são dois dos principais convidados internacionais do evento que começa amanhã, esperando receber 500 mil visitantes.»
Mais desenvolvimentos aqui.

_Brisingr no Twitter

Já aqui tinhamos dado conta do website preparado de raiz para o 3º volume de Paolini, no qual podemos assistir ao countdown para o lançamento da obra. Agora deixamos aqui a direcção para a conta no twitter criada pela editora. Aqui.

O efeito-borboleta de Pedro Vieira

«por cada pessoa que chama "papelaria" a uma livraria rebenta uma mina antipessoal em áfrica. tenho a certeza»

Retirado daqui.

sábado, 30 de agosto de 2008

Ficção digital

sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Feira do Livro de Brasília

«Começa, hoje, na parte externa do Shopping Pátio Brasil, o maior evento literário da Região Centro-Oeste. É a 27ª edição da Feira do Livro de Brasília, evento que integra o calendário cultural da cidade e do país. Com o lema Palavras mudam o mundo, a feira oferecerá aos visitantes vasta programação de atividades artísticas e educativas, como contação de histórias, teatro, música, mostras de vídeos e sessões de autógrafos. »

Francisco José Viegas e José Luis Peixoto estarão presentes no certame.

Mais desenvolvimentos aqui.

95% dos livros escolares à venda

«A associação Portuguesa de Editores e Livreiros garantiu esta sexta-feira que mais de 95 por cento dos livros escolares já estão disponíveis nas livrarias, com "preços controlados»

Mais desenvolvimentos no Correio da Manhã.

Rectificação - LPM não será a agência de comunicação do grupo LeYa

A LeYa, pela voz de José Meneses, Director de Comunicação do Grupo, informou o LERBlog que «a Leya não tem nem pretende vir a ter nenhuma Agência de Comunicação nos próximos tempos», refutando assim a notícia avançada de que a LPM viria a desempenhar estas funções.

Ver aqui.

Alexandre Vasconcelos sai da LeYa Caderno

Alexandre Vasconcelos, até aqui editor da LeYa Caderno, está de saída desta estrutura para ingressar num outro projecto. O Blogtailors sabe que Alexandre Vasconcelos irá integrar uma estrutura editorial com ligações ao escolar; no entanto, as funções deste profissional não estarão ligadas a este segmento.

Os relatórios da APCT

A APCT apresentou as contas relativas ao 1º semestre. Algumas conclusões:

-O Correio da Manhã mantém a liderança dos diários no primeiro semestre deste ano com 115.297 de média de circulação paga, ficando o segundo lugar para O Jornal de Notícias (106.476), o terceiro para o Diário de Notícias (45.037) e o Públicoem quarto (42.648).

- Expresso (jornais semanais) segue na liderança. O Expresso apresenta uma média de circulação na ordem dos 123 mil exemplares, deixando o seu rival Sol bem distante (46.037 exemplares).

- Nas newsmagazines, a Visão consolida a sua posição cimeira com 106.799, apesar de a maior subida percentual ser maior para a Sábado (10,27%), tendo uma tiragem média de 74.599 exemplares.

- No sector económico, a liderança está nas mãos da Exame, apesar de ter caído caiu 17,19% (menos 4.395 exemplares) face a período homólogo, fixando assim a circulação paga nos 21.172 exemplares.

- Nos jornais diários económicos , o Oje fixa a sua média de circulação nos 23.498 exemplares, o Diário Económico nos 13.330 exemplares e o Jornal de Negócios pelos 8.302 exemplares.

- Nos semanários económicos, o Semanário Económico vê a liderança ser reforçada, tendo uma tiragem média de 9.847 exemplares. Segue-se oVida Económica com 12.006 exemplares, a Negócios & Franchising com 12.912 exemplares.

Maddie - a verdade da mentira na blogosfera

A obra de Gonçalo Amaral, que conheceu uma edição espanhola pela Esquilo, desmultiplicou-se igualmente num blog em castelhano. Aqui.

Prémio Jabuti - os finalistas

Os finalistas do Prémio Jabuti já foram divulgados. Pode encontrar a lista completa aqui.

As categorias a concurso são:
- Melhor Livro de Romance,
- Melhor Livro de Contos e Crónicas,
- Melhor Livro de Reportagem,
- Melhor Livro de Poesia,
- Melhor Livro de Biografia,
- Melhor Livro Juvenil,
- Melhor Livro Infantil,
- Melhor Tradução,
- Melhor Livro de Arquitecura e Urbanismo, Fotografia, Comunicação e Artes,
- Teoria e crítica literária,
- Melhor Projecto Gráfico ,
- Ciências naturais e ciências da saúde,
- Melhor Ilustração de Livro Infantil ou Juvenil,
- Melhor Livro de Ciências Exatas, Tecnologia e Informática,
- Melhor Livro de Educação, Psicologia e Psicanálise,
- Melhor Livro Didático e Paradidático de Ensino Fundamental ou Médio,
- Melhor Livro de Economia, Administração, Negócios,
- Melhor Livro de Direito,
- Melhor Capa,
- Melhor Livro de Ciências Humanas
- Melhor Livro de Ciências Naturais e Ciências da Saúde.

Museu Berardo inaugura exposição inédita “Desenhos de Escritores”

«O Museu Berardo apresenta no dia 1 de Setembro “Desenhos de Escritores”, uma exposição de na qual serão apresentados mais de 300 desenhos e pinturas feitos pela mão daqueles que são considerados como os maiores nomes da literatura ocidental, provando que, por vezes, o génio artístico não conhece limites ou fronteiras.»

Mais desenvolvimentos no Público.

Curso de Revisão e Preparação do Original

Devido a algumas desistências de última hora, informamos que ainda se encontram disponíveis algumas vagas para o Curso de Revisão e Preparação do Original a decorrer nas instalações da Booktailors nos dias 15, 18, 22, 25, 29 de Setembro e 2 de Outubro.

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Brisingr está a chegar... (Gailivro)

Para conferir o countdown aqui.

A BD e o digital

João Pedro Pereira, do Tecnopolis, resume este artigo da Business Week, que dá conta das investidas de «grandes editoras de comics americanas» no ambiente digital. Transcrevemos essas conclusões:

- A transposição do papel para o digital é uma mudança mais significativa e difícil do que acontece com outros produtos, como filmes e música (o que, evidentemente, é válido para todo o tipo de livros).

- No caso da BD, há a dificuldade acrescida de manter a legibilidade sequencial das vinhetas.

- É importante saber como podem os livros beneficiar do suporte digital. Mas é preciso perceber aquilo que os leitores estão dispostos a pagar (o mundo digital é um mundo de produtos grátis).

- A BD em papel e a BD digital são produtos complementares e não se canibalizam

Prémio Jabuti - a longlist

A longlist do Prémio Jabuti será apresentada amanhã. Mais desenvolvimentos aqui.

José Afonso Furtado

José Afonso é um fervoroso twitterer (produto de ser um fervoroso leitor, estudioso, investigador,...).

É por isso natural que o reconhecimento do brilhantismo intelectual do director da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian esteja espelhado e espalhado pela blogosfera, pelos leitores que o seguem no Twitter, por conversas e partilhas entre pares investigadores. Pena apenas que este reconhecimento seja maioritariamente além-fronteiras. Ninguém é profeta na sua terra, diz o povo.

Este link é apenas um exemplo.

(pf)

Editoras brasileiras preparam-se para o acordo ortográfico

«Com a entrada em vigor do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa a partir de janeiro de 2009 as editoras terão de adequar gradativamente suas publicações às novas regras. Do início do ano que vem até 31 de dezembro de 2012 se estenderá um período de transição, enquanto valerão tanto as normas atuais quanto as novas. Contudo os dicionários servem como base para outras publicações e devem se adiantar em lançar novas versões»

Mais desenvolvimentos no Gazeta do Povo.

LPM é a agência de comunicação da LeYA

O grupo LeYa seleccionou a agência de Luis Paixão Martins como sua agência de comunicação.

Notícia da Ler.

Simonetta Luz Afonso deixa o Instituto Camões

«No final do mês, Simonetta Luz Afonso deixa o Instituto Camões e toda uma carreira na Administração Pública, 40 anos de serviço, "com muito gosto". "Vou dedicar-me à família - tenho uma neta de quatro anos que me faz grande companhia -, vou ler os livros que tenho para ler e as viagens que tenho para fazer. E cozinhar, um dos meus hobbies", confessa ao DN a historiadora, museóloga e conservadora, cuja carreira se ligou, desde o início, à difusão da cultura portuguesa.»

Para ler no DN.

Ainda acerca do blog de George Orwell

Notícia do dia 26.08.2008, no Público.

Rosa Lobato Faria e os motivos que a levaram a abraçar o projecto da Porto Editora

«Rosa Lobato Faria, que editava pela Asa, actualmente integrada no Grupo LeYa, reconheceu à Lusa ter aceitado o convite de Manuel Alberto Valente pela amizade que os liga.

"Mas também - acrescentou - pelo facto de não me ter agradado, logo de entrada, aquela confusão da LeYa. Eu sou um bocado velha e essas coisas fazem-me um bocado de confusão".»

Retirado da Visãoonline

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Europeana


Acima, um video sobre o projecto Europeana, da Comissão Europeia - uma Biblioteca Digital Europeia, que dará acesso a livros, quadros, fotografias e outros documentos de centros, arquivos e museos de todo o continente europeu. Mais desenvolvimentos aqui.

Video retirado do Ciberescrituras.

Luis Miguel Rocha no New York Times

O autor Luís Miguel Rocha foi convidado pelo conceituado jornal New York Times para escrever um artigo de opinião sobre a morte do Papa Luciani. O artigo será publicado na última semana de Setembro, por altura dos 30 anos da morte de João Paulo I.

Morte de Ahmed Faraz

«O escritor paquistanês Ahmed Faraz, considerado um dos mais importantes poetas modernos em língua urdu e conhecido pelas suas críticas ao autoritarismo, faleceu segunda-feira à noite em Islamabad, aos 77 anos, informou hoje uma fonte próxima»

Mais desenvolvimentos aqui.

Kindle - uma recensão

A ler, no Print is dead, uma extensa recensão ao Kindle, dividida por diversos posts:
- The Kindle Kronikles: Part 1. Meet the Kindle
- The Kindle Kronikles: Part 2. The Device
- The Kindle Kronikles: Part 3. Books
- The Kindle Kronikles: Part 4. Blogs and Newspapers

(Para ir seguindo, pois é natural que os autores venham a continuar esta série de posts).

Ciberescritas (22 de Agosto)

«“The Last Pope” está nas livrarias norte-americanas em edição de capa dura mas também é possível comprá-lo em formato electrónico. A versão eBook está disponível em Microsoft Reader ( $24.95), eReader ($24.95) ou Adobe reader ( $24.95). O livro impresso custa o mesmo preço que em formato digital, o que não é habitual.

Mas se o leitor norte-americano que comprar este livro possuir um Kindle, aquele leitor de livros electrónicos que a Amazon.com lançou o ano passado no mercado americano, terá a possibilidade de optar por adquirir “The Last Pope” na edição electrónica para ser lida no Kindle (Kindle Book) por $9.99 (um preço muito inferior).»

Para ler aqui a crónica de Isabel Coutinho de 22.08.2008.

A partir deste pequeno trecho, duas notas:
- Isabel Coutinho, ao enumerar os diferentes suportes disponíveis em que o livro pode ser adquirido, desvenda igualmente um dos grandes problemas do ebook - a ausência de uma matriz comum.

- A obra, se adquirida para o Kindle, custa $9,99, o tal preço máximo a que as obras do Kindle seriam vendidas. Menos de metade daquilo que custam os outros ebooks...

(pf)

O que muda no acordo ortográfico?

Para saber o que muda no acordo ortográfico, e a avaliar pela página na net da Caminho, bastará comprar o volume "Vocabulário– As palavras que mudam com o Acordo Ortográfico", no qual se apresentam «apenas as cerca de 3900 palavras cuja ortografia é alterada pela recente entrada em vigor do novo Acordo Ortográfico. É apresentado em duas colunas, apresentando à esquerda, por ordem alfabética, a entrada e, à direita, as variantes possíveis, incluindo as específicas de uma variedade nacional e que passaram agora a ser também entre nós aceites.Inclui ainda um conjunto de regras (acento, hífen, etc.) que accionam a mudança da ortografia e ainda a alteração da grafia nas formas verbais.»


Informação retirada daqui.

terça-feira, 26 de agosto de 2008

Há ou não literatura feminina? (Rosa Montero)

«Quando uma mulher escreve um romance protagonizado por uma mulher, todo mundo considera que está falando das mulheres; mas se um homem escreve um romance protagonizado por um homem, todo mundo considera que está falando do género humano. Não tenho nenhum interesse, absolutamente nenhum, de escrever sobre mulheres. Quero escrever sobre a condição humana, mas, por acaso, 51% da humanidade é de sexo feminino, e como eu pertenço a este grupo, a maioria dos meus protagonistas absolutos são mulheres, da mesma maneira que os romancistas geralmente criam personagens principais masculinos. E já é hora de os leitores homens se identificarem com as protagonistas mulheres, da mesma maneira que, durante séculos, nós nos identificamos com os protagonistas masculinos, que eram nossos únicos modelos literários; porque essa permeabilidade, essa flexibilidade do olhar nos tornará a todos mais sábios e mais livres."»
Rosa Montero, A louca da casa.

Retirado daqui, guiado pelo blog (imprescindível) do Helder Guégués.

Porto Editora: Rosa Lobato Faria inaugura divisão de Lisboa

«As esquinas do tempo», o novo romance de Rosa Lobato de Faria, «uma reflexão sobre o tempo«, nas palavras da autora, é o primeiro título da Divisão Editorial Literária de Lisboa (DEL-L) da Porto Editora, dirigida por Manuel Alberto Valente.»

Mais desenvolvimentos no Diário Digital.

Shakespeare ou Rodrigues dos Santos?

O encenador do grupo de teatro “Fatias de Cá”, Carlos Carvalheiro, quer levar a cena a obra "A Fórmula de Deus", de José Rodrigues dos Santos. Mas como têm existido alguns problemas com as autorizações por parte dos autores para a adaptação, (nesta e noutras peças) optou por, para já, encenar Ricardo III, de Shakespeare. Recorde-se que já anteriormente este grupo tentou adaptar Equador de Miguel Sousa Tavares e o autor boicotou esta representação.

Mais desenvolvimentos no Mirante Online.

«Como é que as coisas se passam?
A lei de direitos de autor favorece a tal ponto os autores que permite que, mesmo num caso em que eles autorizem a adaptação de um livro seu para teatro, podem, até ao dia da representação dizer que não gostam e impedir a apresentação da peça. Isto é extremamente injusto.

Não lhes reconhece esse direito?
A lei reconhece. Eu não concordo. Está em causa a autoria. Quem adapta não está a criar? E o actor quando interpreta não está também a criar? Não é um autor? A lei que é relativamente recente, veio desequilibrar a balança para o lado do escritor e coarcta, de uma forma objectiva, o trabalho criativo dos restantes envolvidos.

O escritor não é dono da sua obra a partir da altura em que autoriza a sua adaptação?
Passar uma história que foi escrita para o palco, representá-la, é um trabalho de autor. De autores. É um trabalho que é autónomo do texto que lhe deu origem. Permitir que o autor do texto interfira na criatividade de terceiros não é aceitável.

Como encenador sente que a sua liberdade é limitada no caso de adaptações?
Mas isto não tem a ver apenas com autores portugueses. Passa-se a todos os níveis. Por vezes de uma forma ainda mais absurda. Há autores, ou representantes de autores, que não permitem cortes nos textos. No caso de Brecht há a exigência de representação das peças de teatro na sua totalidade. Os representantes do escritor Antoine de Saint- Exupéry, exigiam que o Principezinho fosse representado por um rapaz louro. É uma tirania, à qual, muitas vezes, a lei dá cobertura.

É contra os direitos de autor?
Já não sei. Como cidadão sou obrigado a respeitar a lei mas considero que a lei é injusta. Quando alguém publica um livro, torna-o público. O livro é de todos. A partir daí não pode impedir que ele seja fonte de inspiração para outros criadores. O livro pode inspirar outro livro. Pode inspirar um poema. Pode inspirar uma música. Pode inspirar um encenador de teatro. Um actor pode criar um personagem desse livro à sua maneira. Como é que o autor do livro pode ser autorizado a proibir, só porque não gosta?

Se o que defende fosse levado à prática acabariam os direitos de autor. Os autores que, muitas vezes já não ganham muito, passariam a viver de esmolas.
Se eu publico um texto igual, ou muito parecido e digo que é meu, aí estou a roubar. A plagiar. Estou a ser pirata. Se digo que vou contar aquela história de uma outra maneira aí não há nenhum roubo. Quantos quadros não há, de pintores importantes, inspirados na mesma situação? O José Rodrigues dos Santos, na Fórmula de Deus, usa teorias e descobertas científicas de outros para desenvolver a sua trama. Aquilo é dele ou desses cientistas? Ele criou a partir do que antes fora criado por outros. Nós não podemos fazer o mesmo? Criar a partir do que ele criou?

Isso é simplificar em demasia. Pegar num romance e adaptá-lo a teatro não é o mesmo que o José Rodrigues dos Santos fez. Ele criou uma história. O Fatias de Cá, se for autorizado a adaptá-la não vai criar outra história. Limita-se a interpretá-la à sua maneira. Voltemos ao livro do José Rodrigues dos Santos, A Fórmula de Deus, que o Fatias de Cá quer adaptar a teatro. O autor foi contactado?
Foi. Claro que foi.

E qual foi a resposta?
Não disse que não.

Mas também não disse que sim.
Não. Mas explicou-nos porque o fez.

(...)

Enquanto não chega uma resposta definitiva o que vai fazer?
Vou meter o Ricardo III à frente de A Fórmula de Deus. Não vamos estar meses à espera. Se viermos a ter autorização fazemos. Se não, desistimos.»

Phelps em livro

A editora Free Press, pertencente à Simon & Schuster, irá lançar uma obra sobre Phelps, no qual este desvenderá o segredo para tantas medalhas. Dezembro é o mês escolhido para a chegada da obra.

UE põe em marcha acesso livre a trabalhos científicos

«A partir de Setembro deste ano, todos os cibernautas poderão aceder livremente, através da Internet, aos resultados de trabalhos científicos financiados pela União Europeia»

Mais desenvolvimentos aqui.

Curso de Marketing do Livro, Booktailors

Objectivo: O Curso de Marketing do Livro pretende apresentar as noções essenciais da disciplina do Marketing, fazendo-se a devida ponte com o sector do livro.

Far-se-á uma análise do negócio editorial português, analisando-se os seus principais protagonistas e como se delineam estratégias de produto, preço, distribuição e comunicação para impactar o público-final. Analisar-se-ão diferentes estudos de caso do sector do livro, com ênfase no mercado português, tendo em conta os pontos acima.

Formadores: Paulo Ferreira e Nuno Seabra Lopes.

Paulo Ferreira é Consultor Editorial da Booktailors – Consultores Editoriais, sendo pós-graduado em Edição pela Universidade Católica Portuguesa. Durante mais de cinco anos desenvolver uma carreira de publicitário enquanto gestor de contas. Organizou diversos volumes, tendo sido coordenador editorial de revistas periódicas.

Nuno Seabra Lopes é Consultor Editorial da Booktailors – Consultores Editoriais, sendo mestre em Estudos Editoriais. É especialista convidado na Especialização para Técnicos Editorias da FLUL. Tem experiência editorial em várias editoras livreiras de média e grande dimensão, distinguindo-se em funções de coordenação e edição executiva.

N.º de sessões: 6.
Datas: 16, 17, 23, 24, 30 de Setembro e 1 de Outubro.
N.º horas/sessão: 3h.
Horário: pós-laboral (18:30-21:30).
Total de horas: 18 horas.
Preço: 225,00 euros. Descontos: 10% para todos os ex-alunos e estudantes.
Para pré-inscrição, por favor envie CV (com a referência: MKT IV) para: formacao@booktailors.com.

A formação decorrerá no Bookoffice - Rua Nova do Almada, 59 - 3.º, Lisboa.


----
Devido a algumas desistências de última hora, informamos que ainda se encontram disponíveis algumas vagas para o Curso de Revisão e Preparação do Original, dirigido por Sérgio Coelho, a decorrer nas instalações da Booktailors nos dias 15, 18, 22, 25, 29 de Setembro e 2 de Outubro.

O blog de George Orwell

A partir dos diários de George Orwell, o blog deste autor, aqui, «...para grande chateação de todos os que garantem serem blogues e diários géneros irrelevantes», como escreve Pedro Mexia.

Quem estara na capa da nova LER?

Começa-se a desvendar a capa da nova LER. Quem será, desta feita, o entrevistado? Para ir conferindo no LERBlog.

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Eduardo Prado Coelho, por José Mário Silva

«Conheci mal o Eduardo, quase só por tangentes, conversas oblíquas em festas e encontros literários, pequenos acenos de cumplicidade. Ele gostava muito do suplemento DNA (e sobretudo das fotografias do Augusto Brázio) quando eu estava no DNA. Falávamos disso. Num meio cultural tão pequeno como o português, era impossível não tropeçar nele, no seu sorriso ao mesmo tempo malicioso e infantil, na força gravítica de um poder que era, ainda, o poder do intelectual que abarca várias áreas do saber, com noção perfeita da sua influência, capaz de exaltar (ou enfurecer) os leitores, levando-os a descobrir livros, filmes, artistas plásticos, teorias que de outra forma lhes passariam ao lado.»

Para ler no Bibliotecário.

Eduardo Prado Coelho, por Jorge Reis-Sá.

«Porque não são poucos os académicos que escrevem nos jornais. A maior parte das vezes textos que não pretendem, nem querem ser de divulgação e que por isso mesmo estão completamente desajustados do sítio onde são publicados. Mas Prado Coelho escrevia textos legíveis e pertinentes, coisa que parece pouca mas implica percorrer com sabedoria a mesma ponte.»

Para ler no Rua da Castela.

Design editorial - capas (uma sugestão do leitor Luis Filipe Silva)


O bullying editorial (Amazon)

«"It's definitely a situation where some of the smaller publishers are starting to believe that Amazon is throwing its weight around a little bit too much," Michael Cairns, a blogger at PersonaNonData»

A Amazon tem vindo a desenvolver uma série de políticas que têm vindo a reduzir o espaço de manobra dos editores, entre as quais se destaca:
- aumento dos descontos, com recusa de venda de livros dos editores que não aceitaram essas condições;
- a obrigatoriedade dos editores utilizarem o sistema booksurge para POD para livros vendidos na Amazon;
- a fixação de preços para ebooks do Kindle nos 9,99 dólares (máximo), o que poderá vir a suceder caso, como afirma Shatzkin, a Amazon consiga que o seu aparelho se venha a assumir como a plataforma dominante.

Não é contudo expectável que as editoras venham a deixar de negociar com a Amazon. As editoras sabem que necessitam do gigante online. Nas palavras de Shatzkin, um fervoroso adepto e defensor do Kindle, "I wouldn't say it's a love-hate relationship; it's more of need and fear relationship (...) They need Amazon because it's probably every publisher's first or second largest client. But they fear Amazon because it's every publisher's first or second biggest client.".
Mais desenvolvimento neste artigo da SNL.
Via JAF.

Paolini atinge tiragem recorde

O jovem autor publicado em Portugal pela Gailivro verá o terceiro volume da sua trilogia sair para o mercado com uma tiragem inicial de 2,5 milhões de exemplares. Um recorde para um autor com a sua idade.

Via JAF.

Ministério da Educação oferece livro

O Ministério da Educação (ME) vai oferecer um livro a todos os 115 mil alunos do 1.º ano de escolaridade, no início do próximo ano lectivo, numa iniciativa que pretende assinalar o início da vida escolar dos alunos, incentivando, desde cedo, o gosto pela leitura.

É dessa forma singela que o ME convida todos os editores com livros no Plano Nacional de Leitura a apresentarem uma proposta de fornecimento de livros para essa faixa etária.

A proposta deverá incluir a distribuição nos 1500 agrupamentos escolares.

Mais informações no Ministério da Educação e no Plano Nacional de Leitura.

Direitos de Steinbeck

O acordo para os direitos de John Steinbeck que está actualmente em vigor data de 1938, quando o autor transferir os direitos de publicação (vencedor do Prémio Nobel e do Pulitzer, que faleceu em 1968) para a Penguin.

No entanto, a família do autor (filho e neta) resolveram tentar terminar com esse acordo e, durante uns tempos, até tiveram a concordância de um juiz.

Mas não termina por aqui. Aparentemente a terceira esposa do autor terá feito um novo acordo em 1994, onde conseguiu afastar toda a família de anteriores esposas de Steinbeck, pelo que o pedido anterior acabou anulado.

Assim, os direitos se manterão com a Penguin durante mais 10 anos.
A este ritmo, o melhor será esperar que passem a domínio público.

Ler aqui.

domingo, 24 de agosto de 2008

Vai ao Google

João Pereira Coutinho aborda no seu Tecnopolis a necessidade que o Georgia teve de alojar os seus websites no Google.

Longe de não achar piada à situação, entristeço-me com a posição que a Google (ou outra empresa desse género) tomam no mundo.

Antes, se uma criança desconhecia onde era a Georgia ia à enciclopédia ou perguntava aos pais, hoje, vai ao google.

Parece que a Georgia, e não só, se encontram definitivamente lá.

(nsl)

As eleições americanas

Com o apertar do cerco e as sondagens a garantir para já um empate entre Obama e McCain, eis que sacam novamente a mesma arma: um livro.

Obama tem já garantido um novo livro, onde aborda o seu trabalho político até aos dias de hoje, e tem por missão apoiar a campanha.

Chama-se Change We Can Believe In: Barack Obama's Plan to Renew America's Promise, tal como tem sido slogan do candidato, e será publicado pela Tree Rivers Press, da Crown Publishing.

sábado, 23 de agosto de 2008

Tintin

A famosa personagem belga Tintin, conhecida pela inteligência e pelo seu cão, Milu, mostra agora uma outra face.

Em França, acaba de ser retirada uma versão diferente do Tintin. Essa versão, escrita pelo espanhol Antonio Altarriba, apresenta o jornalista de duas dimensões com uma outra dimensão: a de debochado, escrevendo para um tablóide, e com uma tremenda duma crise existencial.

O livro chama-se «O Lótus Cor-de-rosa», numa alusão/continuação do livro «O Lótus Azul».

Via Telegraph.

Biografia de García Márquez

Foi anunciada, pela Bloomsbury, a primeira grande biografia de Gabriel García Márquez.

A obra, escrita por Gerald Martin (amigo pessoal do autor e professor na Universidade de Pittsburgh), teve a participação de Fidel Castro e Mario Vargas Llosa, Carlos Fuentes, Álvaro Mutis, vários presidentes da Colômbia, o ex-presidente de Espanha, Felipe González e, obviamente, o próprio escritor, entre vários outros nomes, e estará à venda em língua inglesa a partir do dia 20 de Outubro.

Via Bookseller.

Capas Extraordinárias



Esta capa foi também utilizada em Portugal.

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Multas de biblioteca

Nas últimas semanas os bibliotecários do Reino Unido têm andado a discutir a continuação da existência de multas pelo atraso nas entregas dos livro ao domicílio.

Sendo descrita como punitiva, antiquada e dando uma má imagem das bibliotecas, pretende terminar com essa multa, para não afastar «o seu cliente».

Fenómeno Kindle

O Kindle continua a obter bons resultados de vendas e ultrapassar tudo o que era previsto.

Comparando com os estudos de mercado efectuados pela Citi, o Kindle surpreende.
Os valores inicialmente apresentados como esperados foram, na altura, criticados por serem muito optimistas mas, aparentemente, a realidade ultrapassou os estudos.

Com uma esperança de venda de 189.000 unidades para o primeiro ano, os valores apresentados agora será de cerca de 378.000 unidades.
Isso faz com que, mantendo-se as expectativas de crescimento actuais, os 467.000 que eram previsto para 2009 estejam agora em 934.000 e que no ano de 2010 2.2 milhões de kindles sejam vendidos.

Pode até suceder que o Kindle não seja o e-book reader do futuro mas, para já, parece ser um óptimo investimento para a Amazon.

Ler aqui.

Warren Buffett com biografia autorizada

O milionário Warren Buffett verá um biografia autorizada dele ser publicada no próximo mês de Setembro (29).

O livro, feito com o total apoio e consentimento do milionário, chamar-se-á The Snowball: Warren Buffett and the Business of Life, e será publicado pela Bantam Dell Publishing Group (EUA) e pela Bloomsbury (RU) e terá quase 1000 páginas de texto.

Via USA Today.

A cedência da Casa dos Bicos à F. J. Saramago, por Eurico de Barros.

«Nasci em Lisboa e aqui me criei, aqui vivo e trabalho, e é aqui que espero morrer. Sou lisboeta de casca e gema, alfacinha de quintal das traseiras de prédio. Gosto da minha cidade, mesmo quando a vejo ser maltratada por quem nasceu ou vive nela, por aqueles que a visitam ou por quem a governa. Por isso, fez-me muita impressão, como lisboeta e munícipe, que a Câmara Municipal de Lisboa tenha cedido a Casa dos Bicos, um dos monumentos nacionais da cidade, a uma instituição privada, no caso a Fundação José Saramago.»

Eurico de Barros, DN,19,07.2008.

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Base de dados de ilustradores

A Booktailors - Consultores encontra-se a efectuar uma base de dados de ilustradores.

Todos os interessados em pertencer a esta base de dados, para possíveis colaborações futuras, deverão enviar alguns exemplos de trabalhos para o e-mail imagem@booktailors.com, colocando como referência no assunto de e-mail PORTFOLIO ILUSTRAÇÃO, seguido do nome respectivo.

Curso de Marketing do Livro no Porto a 08 e 09 de Novembro fechado

Informamos que as inscrições para o Curso de Marketing do Livro a decorrer no fim-de-semana de 08 e 09 de Novembro no Porto se encontram encerradas, estando já todas as vagas preenchidas.

e-livro escolar gratuito?

Todas as pessoas já ouviram falar em quadros interactivos e livros em formato digital, por isso a novidade já não é tão grande como poderia ser.

No entanto, a Springwise fala de um novo paradigma, onde a Flat World Knowledge está a oferecer gratuitamente a alguns alunos (ensino secundário e universitário) dos EUA livros em formato digital.

A ideia é estabelecer um formato Open dos conteúdos, onde os alunos não tenham de pagar para aceder aos livros pelo qual têm de estudar.

Ler o artigo aqui.

Espanha

Ainda recentemente falávamos do crescimento do mercado em Espanha até que, eis esta reportagem, denunciando um cenário algo diferente para os últimos meses.

Com os últimos meses a surpreenderem os editores pela negativa, o mês de Setembro e Natal são um mistério.

A reportagem para ler no Actualitté.com

Ler para crianças

Roy Tennant escreve um texto simples mas interessante sobre aquilo que verdadeiramente interessa: Ler para crianças.

Artigo da Library Journal, via Twitter JAF

Exposição Gateways

Recordamos todos os que estão pelo Porto e arredores que a Gateways, exposição de capas internacionais, está o Silo-Espaço Cultural, anexo ao NorteShopping, em Matosinhos.

É uma oportunidade de ver capas interessantes e comprar livros.

A exposição acaba em Setembro.

Capas Extraordinárias

quarta-feira, 20 de agosto de 2008

O booktailoring de Léo Scheer

O jornal francês Le Figaro entrevistou Léo Scheer, o tubarão dos média que se transformou em editor de nicho. Léo Scheer foi o CEO do grupo Havas e Publicis e criador do Canal + que, em 2000, fundou a sua própria editora, as Éditions Léo Scheer.

«J'ai toujours été fasciné par le côté artisanal de l'édition. Mes parents étaient tailleurs, ils faisaient de très jolies choses pour les maisons de couture. L'édition m'a permis de retrouver les sensations de l'atelier de confection.»

Ler a entrevista aqui.

Via Twitter JAF

O livro do filme, o filme do livro ou ambos?

O Gotham Group e a Simon & Schuster acabam de assinar um acordo de parceria que revoluciona o mundo dos tie-in (livros de filmes).

A ideia por detrás do acordo é controlar toda a operação e não ficar à espera que saia a lotaria dos filmes para se saber o que dá ou não dá muito dinheiro.

O projecto abrange somente o mercado infanto-juvenil, nomeadamente em obras como «As Crónicas Spiderwick» publicadas pela Presença, que terá sido a base deste acordo entre a S&S e a Gotham

Assim, todo o processo inicia no executive editing e no desenvolvimento de obras com capacidade para Hollywood (Gotham Group), assim como possibilidades de desenvolvimento em outras plataformas como televisão, videojogos ou quais quer outros produtos.

Antes de existir obra haverá ideias que serão desenvolvidas para todos os suportes.

New York Times, via JAF

Salman Rushdie

Após ter sido cancelado/adiado o lançamento do livro A Jóia de Medina, sobre a jovem esposa de Maomé, Aísha, Salman Rushdie vem a público condenar a Random House por tê-lo feito.

Este autor, que mantém um Fatwa shiíta (Ayatollah Ruhollah Khomeini) sobre a sua cabeça, foi contundente nas declarações: "I am very disappointed to hear that my publishers, Random House, have canceled another author's novel, apparently because of their concerns about possible Islamic reprisals. (...) This is censorship by fear, and it sets a very bad precedent indeed."

Email enviado para a agência The Associated Press e publicado no Business Week.

Lições para um autor

Já se sabe que o trabalho é amigo da perfeição, mas neste caso, a história é contada de uma forma diferente.

Neal Stephenson, publicado em Portugal pela Presença e, ultimamente, pela Tinta da China, com a primeira triologia do ciclo barroco (Argento Vivo; O Rei dos Vagabundos; Odalisca), conta como teve de aprender isso à custa do... calor.

Para ler aqui.

A história interessante de como o calor de Julho e uma data de entrega imediata e uma fita de máquina de escrever pode levar a que tenhamos de fazer tudo de uma forma que não podíamos supor.

Travel with Nokia

Este é um tema que já tem vindo a ser referido mais do que uma vez mas que, hoje, foi divulgado como uma realidade.

A Nokia e a Lonely Planet apresentam o resultado da sua parceria e, agora, por €7,99 podem fazer download dos guias Lonely Planet para o seu Nokia (desde que compatível com a tecnologia apresentada).

Este «extra», associado aos mais de 200 mapas já disponíveis, 70 deles navegáveis, tornará possível a todos os usuários aceder a informação sobre onde dormir, onde comer, onde sair à noite, o que visitar, assim como informações sobre os monumentos e a história ou cultura da cidade ou país.

Desconhece-se até que ponto existe uma integração, mas o objectivo é que futuramente se possa marcar automaticamente o restaurante escolhido no guia, ou que a nossa localização seja detectada via Galileu/GPS e a informação possa ser dada de acordo com a localização e o filtro de informação seleccionado, ou ainda que se possa concertar trajectos de forma a que dois nokias se consigam encontrar em determinado local, estabelecendo-se circuitos optimizados e ao gosto de cada um.

Press da Nokia.

Capas extraordinárias

terça-feira, 19 de agosto de 2008

O livro de bolso em França

Em Portugal isto não existe, mas em França sim: um relatório oficial do departamento de estudos e estatísticas dos negócios estrangeiros a avaliar o mercado do livro de bolso em França.

Trata-se de um documento que escrutina esse importante mercado, responsável em parte pelas grandes mudanças do mercado do livro no século XX, que procura saber qual a posição desse mercado numa fase em que o digital começa a mudar as regras do jogo.

O relatório pode ser lido aqui.

As Bibliotecas do Mundo no Quebeque

A notícia vem tarde, mas com interesse.

Na passada semana a IFLA (International Federation of Library Associations) esteve reunido na World Library and Information Congress. A temática foi «Libraries without borders: Navigating towards global understanding», e o programa pode ser visto (aqui).

Viagem de Elefante

No blog da Fundação José Saramago, escrito pela esposa do autor, podemos seguir em primeira mão a evolução da obra em progresso «Viagem de Elefante».

No post de ontem podemos ler a interessante notícia de que o autor acaba de terminar o livro.

Ver blog.

Sic Transit Gloria Libri

No mundo anglosaxónico uma blurb (aquelas frases que costumam vir na capa ou contracapa, onde determinada pessoa conhecida elogia e recomenda a obra) vale ouro.

Por vezes, livros são adiados até que se consigam as blurbs necessárias para apoiar a obra no mercado e, por isso, alguém tinha de ver nisso uma oportunidade de mercado.

A Blurbings LLC é uma empresa especializada em obter blurbs.

Com preços definidos, todos podemos ter um livro elogiado por um escritor importante.

Ler aqui.

Capas Extraordinárias

segunda-feira, 18 de agosto de 2008

Mais uma entrada ao Search Inside

A Independent Aliance, cuja distribuição está a cargo da Faber, aderiu ao programa Search Inside da Amazon.

São cerca de 130 os títulos para já disponíveis, sendo também grande o interesse comercial que esta ferramenta de decisão consegue trazer aos editores, todos eles.

Via Bookseller.

Entrevista a Inês Pedrosa no JN

Inês Pedrosa, actual directora da Casa Fernando Pessoa, em Lisboa, e autora, foi entrevistada pelo JN.


«Escreveu sobre "20 mulheres para o século XX". E se lhe pedisse dois homens, vivos, para o século XXI?

Assim de repente, um espanhol e um brasileiro: Fernando Savater, um dos filósofos contemporâneos mais importantes - criou um partido muito interessante há pouco tempo - e Caetano Veloso.»

Para ser lido aqui.

Índia

Após vermos que países como os Emirados Árabes Unidos, em cujo solo não cresce uma árvore capaz de produzir papel, já se encontram entre os países com melhores preços e capacidades de impressão de livros, o melhor é observar todos os países potenciais e ir acompanhando de perto o que por lá se passa, de forma a podermos aproveitar o que de melhor surgir por esses países.

Um deles é a Índia, cuja capacidade em termos de impressão e pré-impressão são já de enorme relevo na indústria anglosaxónica.

Para isso, temos um blog muito interessantes que, esporadicamente, vai colocando informações variadas sobre a indústria gráfica e editorial nesse país.

Para não perder o comboio, o melhor é também ir ao The Publishing Horizon.

Uns são, outros fazem-se

A Amazon de Inglaterra já está convencida e começou a tentar convencer que o próximo best seller infantil, para o próximo natal, será o terceiro volume da série A Trilogia da Herança de Christopher Paolini, publicada em Portugal pela Gailivro e mais conhecida pelo seu primeiro título e nome da personagem Eragon, o «montador» de dragões.

O terceiro volume Brisingr, será igualmente publicado em Portugal pela mesma altura, segundo garante a editora.

Capas Extraordinárias

domingo, 17 de agosto de 2008

Editora de treino

As edições La Tinta de Calamar é uma experiência nascida no seio do mestrado em edição da Universidade de Madrid.

Trata-se da publicação dos livros trabalhados pelos alunos desse mestrado, que com o apoio da Edelvives puderam ver a luz do dia.

Novas práticas, alguma inovação e visões diferentes de trabalhar livros em domínio público.

Um projecto a seguir.

Via Comunicación Cultural.

Sim, é verdade, aparentemente...

Jaime Bulhosa conta-nos uma história onde alguma confusão se mistura com desconhecimento do trabalho de livreiro.

Um pequeno diálogo, tão engraçado como absurdo, que demonstra bem quanto pode e deve melhorar o serviço que existe no nosso mercado livreiro.

Ler aqui.

Capas Extraordinárias


Capa do movimento Poetista checo (?), de Petr Pistelka, 1923.
Para mais capas checas das décadas de 1920/30 ver neste website.

sábado, 16 de agosto de 2008

Se poupar nos cigarros ainda compro...

Se não sabe que esta ideia veio da mente de George Orwell, junte-se a mim, que só agora o descobri.

Aparentemente, num texto de 1946, Orwell decidiu calcular quanto gastaria com livros durante um ano (a valores de hoje daria mais de 1.000 euros).

Ao pensar que seria bastante, resolveu ver se seria de facto, em comparação com outras despesas, nomeadamente tabaco.

A resposta foi que ler era das mais baratas actividades de lazer que ele fazia, logo após ouvir rádio.

E hoje, será?

(nsl)

Dicionário demoníaco da edição

Por terras de língua hispânica andam a fazer um Dicionário do Diabo da Edição, à semelhança da obra de Ambrose Bierce, cuja selecção foi publicada no ano passado pela Tinta da China.

Até agora conhecem-se algumas contribuições como esta da Sobre Edición.

«Escritor. 1. Persona que está dispuesta a dejar de comer para escribir con la esperanza de que un día pueda dejar de escribir para comer y pueda comer, es decir vivir, de lo que escriba sin tener que dejar de comer. 2. Individuo que sabe hacer nada de provecho sino escribir. 2. Persona que escribe textos, muchas veces bien, muchas otras mal. 3. Fase larvaria de un autor.»

Capas Extraordinárias


Uma capa clássica infantil.

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Curso de Marketing do Livro no Porto

Chamamos a atenção dos nossos leitores a norte para o curso de Marketing do Livro que irá decorrer no fim-de-semana de 08 de Novembro está quase completo.

O local exacto ainda não está fechado, mas será sempre de fácil acesso. Caso tenham interesse em frequentar este curso, deverão já marcar um lugar, pois já não sobram muitas vagas.

E-mail para formacao@booktailors.com, com a referência MKT Livro Porto. Este e-mail deve vir acompanhado do cv.

O curso decorrerá durante o dia (manhã e tarde), sendo a propina de 240 euros. O programa será o mesmo que foi leccionado durante os cursos de Julho (ver aqui).

Inscrições muito limitadas.

Le Cool

A Le Cool, o conceito web criado em Barcelona que apresenta semanalmente o que de melhor se passa em cada cidade (Lisboa, Amesterdão, Madrid, Barcelona...), desde filmes, peças de teatro, ou exposições, passando por lojas, modas e tendência mais trendy, existe agora em formato guia para a cidade de Lisboa.

Recorrendo sempre ao melhor design (Barcelona: Vasava Artworks; lisboa: Silva Designers), podem nele percorrer os lugares mais bizarros, das pequenas ruas árabes, passando pelos bares africanos, até as lojas mais estranhas e bares mais engraçados.

Um guia diferente, um conceito inovador ou, como disse o Guardian «o guia para pessoas que detestam guias».

Capas Extraordinárias


quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Amanhã no Ípsilon

Não percam a reportagem sobre a Lulu.com, a empresa que está a modificar a forma como se faz autopublicação no mundo.

Via Ciberescritas.

Aliança multimédia

No Congresso Iberoamericano de Editores, a decorrer em São Paulo, defendeu o multimédia como aliado «complementar» da edição.

Segundo o director do congresso, Gonzalo Palacio, «nenhuma das novas tecnologias acaba com essa outra grande tecnologia que é o livro».
Foi referido o papel do multimédia no fomento e democratização da leitura.

Mais informações no Diário Digital, via Lusa.

Produção literária francesa está em quebra

Aparentemente Sarkozy e Carla Bruni devem andar a deprimir as mentes criativas gaulesas, pois este ano a quebra na edição de obras de literatura sofreu uma quebra, para além disso existem queixas de que as temáticas abordadas são mais negras e deprimentes.

Isso segundo o Livres Hebdo ou, para quem não tem acesso ao jornal (que é pago), pode ver um resumo no The Guardian.

Feira do livro de Pequim

Aparentemente todas as pessoas têm motivos para estar neste momento na China.
Até para o mundo do livro existe uma razão, neste caso a Feira do Livro de Pequim.

A partir do dia 1 de Setembro (adiada propositadamente para não colidir com os JO)aconselhamos todos os visitantes presentes nos Jogos Olímpicos que ficaram desiludidos com o acervo de medalhas do nosso país a visitar o recinto de 35.000 metros, dedicado este ano à Grécia.

Trata-se de uma feira interessante em termos de venda de direitos europeus e cujos negócios podem ser de imenso valor, para quem tenha algo para vender.

Os grandes mercados podem estar, afinal, nas pequenas feiras.

Preços de e-book acertados

Uma das dúvidas que o mundo digital trouxe foi a da estratégia de preço mais acertada para os seus novos produtos.

Deverá o e-book custar tanto quando um livro impresso?
Deverá custar tão pouco que ameace o livro impresso?

Após tantos anos de dúvidas e experiências que puderam testar a elasticidade deste produto, eis que em Inglaterra, e por causa do novo Sony Reader que chegará em Setembro, começaram a inquirir os editores de modo a chegar a um consenso.

O resultado? Um preço muito próximo dos livros impressos, que não deverá ultrapassar os 10%, dizem os editores.

Aparentemente o impresso ainda manda.

quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Luís Miguel Rocha nos EUA

O último dos livros de Luís Miguel Rocha será publicado amanhã nos EUA, pela editora prestigiada Putnam. A expectativa de venda referida terá sido de 1 milhão de livros até final de 2008.

No brasil o livro sairá pela Ediouro.

O que é um agente literário?

A entrevista é já antiga, mas não tinha ainda sido referida aqui no blog.

Quem quiser saber o que é um agente literário, leia esta entrevista a Guillermo Schavelzon, um agente literário argentino em Barcelona.

«Un agente literario es un representante de escritores que tiene como misión conseguir el mayor número de lectores posible en todos los idiomas y en todo el mundo para los escritores que representa.
[...]
yo creo que el agente literario siempre debería tener eso: un ojo puesto en ‘el negocio’ y el otro ojo puesto en la literatura. Con que un ojo falle, se pierde la noción de perspectiva.»

Para ler aqui.

Maddie

O livro da Guerra e Paz «Maddie: A Verdade da Mentira», de Gonçalo Amaral, esgotou 140.000 exemplares nas duas primeiras semanas de venda, tendo sido efectuada uma reimpressão de mais 30.000.

Com esta reimpressão, que será a 11.ª, foi também anunciada a primeira venda de direitos internacionais, para Espanha, onde será publicada pela Ésquilo.

Estão a ser negociados direitos para os seguintes países: Reino Unido, França, Alemanha, Holanda, Itália, EUA e Brasil.

Livrarias escolares LeYa

Quem, nos últimos dias, tenha passado por uma das antigas livrarias escolares pertencentes às editoras compradas pelo grupo LeYa, terá reparado nas alterações.

As livrarias da Texto e Asa, por exemplo, passaram a ter todas a mesma imagem gráfica, muito sóbria, e cuja banda central sobre a porta indica não a fundo preto todas as editoras escolares do Grupo.

Passaram a ser, assim, livrarias «Gailivro, Asa, Novagaia, Texto».

Simples, discreto e informativo, sem a alusão à casa-mãe.

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Europeana

A Biblioteca Digital Europeia estará online a partir de Novembro.

Ainda em fase experimental, a Europeana, biblioteca digital da união europeia, estará online com um acervo de cerca de 2 milhões de títulos.

A divulgação foi feita pela Comissária Europeia responsável pela matéria, e pretende garantir que o acesso à diversidade de conteúdos europeus não tenha de passar por plataformas privadas, dando soluções alternativas à Google e companhia.

Via Público.

Random House tem medo

A Random House acaba de anunciar o cancelamento de uma obra que fala da jovem esposa de Maomé (Aísha), a sua preferida, muito adorada por todo o mundo islâmico.

A razão por detrás do cancelamento foi o receio de actos de violência.

A Jóia de Medina, assim se chama a obra que a jovem autora Sherry Jones iria lançar exactamente neste dia (12 de Agosto), e que aparentemente irá juntar-se aos livros nunca publicados da edição.

Formatos para o futuro

Jorge Reis-Sá analisa as capas actuais e vaticina o futuro das encadernações e do mercado em Portugal.

Uma perspectiva hardback/paperback à semelhante dos mercados anglosaxónicos é a aposta dele.

CUP compra conteúdos

A conhecida Cambridge University Press acaba de anunciar a compra da Archive Editions, uma empresa conhecida pelos seus alargados fundos de ciência política (em particular relativa ao mundo árabe).

O valor não terá sido revelado, mas a compra desses conteúdos abrirá caminho a que a conhecida editora universitária/profissional desenvolva toda uma linha de publicação, de extraordinária qualidade, com os recursos agora adquiridos.

A nova empresa passar-se-á a chamar Cambridge Archive Editions.

Via Bookseller.

Quem manda na edição?

Muitos ainda se perguntam sobre quem (que empresa) manda de facto na edição mundial.

Longe de considerarmos que as editoras estão numa posição privilegiada, todos reconhecem e temem a ameaça que a Google ou a Amazon vão criando no mercado futuro, mas longe de observar estes casos, refira-se o da Adobe, dona e senhora dos principais softwares de edição quer para o mundo do impresso, quer para o digital.

Quem, de facto, manda na edição?

segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Livros em criação

Com os Jogos Olímpicos, estarão a ser criados livros juntamente com os heróis, os desastres e os recordes que vão caindo diariamente.

No final contar-se-ão medalhas, lágrimas e muitas páginas de biografias a escrever.

Os livros fazem-se diariamente e em todo o lado, agora em Pequim.

E-Orwell

Acho que o cibermundo iria dar-se muito bem com George Orwell.

Como já não é possível tê-lo por cá a escrever posts, quiseram recuperá-lo e apresentar os seus diários em formato post.
Cá por nós agradecemos a ideia (que serve para promover os Orwell Prize), assim como a indicação do Pedro Vieira (devidamente ilustrada).

Morreu Mahmud Darwich

O poeta e dramaturgo palestiniano Mahmud Darwich faleceu ao 67 anos, após uma cirurgia cardíaca.

Após a morte do único prémio Nobel árabe, o egípcio Naguib Mahfuz, em 2006, e de Edward Saíd, em 2003, o mundo árabe vê-se agora sem outro dos seus expoentes máximos da cultura escrita.

Sobram poucos mas bons autores, nomeadamente Tahar Ben Jelloun, Elias Khoury, entre outros.

Via Público.

Wallace & Gromit

É anunciado o tie-in (livro do filme) da obra cinematográfica «Grand Adventures & Glorious Inventions: The Scrapbook of an Inventor . . . and his Dog», de Nick Park, o criador da dupla de animação Wallace & Gromit.

A obra, longe de se dedicar só a este último filme, terá referência e abarcará igualmente os três últimos filmes de animação ("As Calças Erradas", "Por um Triz" e "A Maldição do Coelhohomem").

Via Bookseller.

Livros X

Uma das controvérsias que nos EUA surge de quando em vez é a questão do acesso a todos os livros por todas as pessoas.

Comparativamente a outras indústria culturais, o cinema e o vídeo é pré-visionado e atribuída uma classificação etária que condiciona o consumo dos mesmos por criança com idade inferior à classificação.
O mesmo se passa com os videojogos e, inclusive, com a música, cujas etiquetas anunciam a existência de linguagem ofensiva.

Nos livros, no entanto, não.

Não defendendo sistemas de avaliação que definam o que as nossas crianças podem ou devem ler, acho que esta é uma discussão que vale a pena ter.

NSL

domingo, 10 de agosto de 2008

Translations

Afinal os anglosaxónicos também traduzem.
E pelos vistos bem, o suficiente para elaborarem a lista das 50 melhores traduções para língua inglesa.

Entre elas encontra-se um do português (José Saramago – Year of the Death of Ricardo Reis [Giovanni Pontiero, 1992]).

A ver aqui.

E também aqui.

António Lobo Antunes

«Não me interessa narrar histórias, contento-me em abrir o coração. A minha mãe fez noventa anos em dezembro: limita-se a esperar numa cadeira. No que me respeita não vou esperar numa cadeira: a mão desenhará letras até ao fim. Esta não é uma crónica melancólica: é a obstinação do ofício que pratico desde que me conheço, afastando sempre o que me estorvava. Pagam-me para fazer o que faria de qualquer maneira e portanto sou uma criatura feliz. Na altura em que a morte, de falei há bocado, chegar, já a venci. Amanhã na batalha pensa em mim: título do meu amigo Javier Marías. Hoje na batalha penso em vocês, não deixo de pensar em vocês. Somos tantos, cada um de nós é tantos.»


António Lobo Antunes, Assim, como assim, Visão, nº 802, p. 16.

sábado, 9 de agosto de 2008

Fonte das Letras

A Livraria Fontes das Letras já está na blogosfera.

Façam como nós e passem a seguir o blog «Fonte das Letras» em http://fontedeletras.blogspot.com/

António Lobo Antunes e o que ficará

«Espero que haja sol nesse dia, um arrepio alegre nas árvores. Não se incomodem que eu já venho. Sentir-me-ão nos objectos, que eu já venho. Sentir-me-ão nos objectos, deixarão de sentir-me a pouco e pouco à medida que a saudade se atenua. Continuarei aqui através dos meus livros, na altura em que ninguém conhecido sobrar. Ficam retratos, claro, reflexos pálidos do que fui. Depois nem sequer os retratos, um nome apenas. Páginas e páginas que não imaginarão o que me custaram, a luta permanente, a dificuldade em limpá-las. Tem de passar-se as passas do Algarve para dar prazer ao leitor. Espero que Deus me conceda acabar três ou quatro textos, deixá-los prontos para que outros construam por cima, como eu construi por cima dos que me procederam. Se alguma dignidade de homem tenho deu-me a Arte. Hipócrates: a Arte é longa, a Vida breve, a Experiência enganadora e o juízo difícil. O meu pai tinha isto num rectângulo de papel, no seu gabinete de hospital.»

António Lobo Antunes, Assim, como assim, Visão, nº 802, p. 16.

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Javier Marías

O escritor Javier Marías acaba de ser distinguido com o Prémio Ibero-Americano de Letras José Donoso 2007, do Chile.

Trata-se de um prémio carreira dado a este autor, publicado em Portugal pela Relógio d'Água e Dom Quixote.

Stephen King

Stephen King tem estado desde sempre à frente no que toca à divulgação da sua obra pelos meios digitais.

É assim que a Simon & Schuster auxilia o autor a encontrar novas formas de divulgar o seu trabalho, ganhando com isso dimensões anteriormente ocultas (fica sempre tão bem dizer isto quando se fala do Stephen King), eis que agora recorre às graphic novels, distribuídas pela Internet e pelos telemóveis 3G, e cuja visualização dos episódios pode ser encontrada aqui.

NSL

Os dez guias de viagem mais estranhos

Há quem diga que os guias de viagem ficam desactualizados e que passados alguns anos não valem de muito.

Mas se calhar não todos, pelos menos estes guias de viagem foram considerados como interesantes para ler mesmo depois de tantos anos.

Ora vejamos:
Desde um guia de safaris em África que aconselha a não usar babuínos como isco de leopardo, pois aparentemente são muito pequenos. Sendo preferível o uso de cães, passando por um guia para hóteis e hospedarias para negros (da década de 1940, nos EUA) e acabando num guia de como conhecer a Europa gastando 50 cêntimos por dia, onde aconselham coisas tão interessantes como fazer desacatos para aproveitar as cadeias locais para dormir.

Book trailers de sucesso

Num fenómeno interessante de seguir, um trailer de livro ascendeu ao top dos vídeos mais visto do Youtube.

Trata-se do livro Acheron, de Sherrilyn Kenyon, e foi visualizado 113.000 vezes nas primeiras horas.

Trata-se de um romance paranormal, de temática vampiresca, como está tão na moda entre as gerações mais novas.

Acesso

Já muito se tem falado no mundo da alteração da cadeia do livro.
Com o mundo digital alguns elos tornam-se mais importantes e entre eles o acesso/alcance tornou-se palavra de ordem.

Com a Amazon é possível hoje uma editora anglosaxónica chegar a qualquer ponto do mundo e, se houvesse serviço de entregas na ISS (Estação Espacial Internacional), provavelmente também lá fora.

Esse serviço, que lá fora se diria out of this world, tem de ser pago de forma diferente, pois traz também vantagens que podem alterar bastante o nosso modelo de negócio.

Como não poderia deixar de ser, muita gente sabe disso, nomeadamente a Amazon.
Dessa forma, foi criado o Amazon Advantage, que permite a qualquer editor, por mais microscópico que seja, colocar os seus livros na Amazon.
O preço para isso é escandaloso para eles mas nem tanto para nós, ficando a 55% do preço de capa, mais os custos de envio do livro para as instalações da Amazon.

(Nsl)

quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Será que os blogs irão salvar os livros?

Lissa Warren assina um texto no The Huffington Post onde coloca essa e outras questões.

Será que os blogs substituem as recensões habituais dos jornais? Será que se trata do mesmo?

Lissa diz que não, ora vejam:

«The book bloggers ferret out the most interesting reviews for us and sometimes provide incredibly cogent commentary on them--but they consistently rely on print book review sections to get the conversation going.
[...]
Blogs are, by nature, brief. [...] For that reason, we tend not to assign them the same "weight" as the reviews we see in the San Francisco Chronicle or the Washington Post.»

Para ler tudo aqui.

Quark Xpress 8

Para quem já está no mundo Indesign, um novo Quark Xpress pode parecer inane, uma tentativa de recuperar o atraso actual.

Para quem se mantém fiel à Quark, eis uma nova versão, actualizada e aconselhável, acabadinha de chegar ao mercado.

Com um interface diferente, mais intuitivo, com layouts definidos de elevado qualidade e efeitos inovadores associados a tipografias originais, o Quark Xpress 8 promete ser mais fácil e mais adaptado aos programas da concorrência (Adobe).

O upgrade pode ser feito por menos de 200,00 euros ou, caso ainda não tenham o programa, podem comprá-lo por cerca de 500,00 euros.

Mais informações aqui.

Capas a pedido

A Faber & Faber desenvolveu uma aplicação interessante e que merece ser falada.

Na sequência da tecnologia Print on Demand, foi desenvolvida a capacidade de gerar capas diferentes a cada impressão individual que se faça.

Mais único não é possível, tornando assim cada obra impressa um livro singular (alterando totalmente o carácter prototípico da edição).

Uma experiência a conhecer aqui.

Esgotado

Esgotado é algo que não existe no mundo digital, com as possibilidades infinitas de Print on Demand e de personalização de cada obra que se imprime, o melhor é muitos livros nem estarem impressos até ao momento em que o queremos ter.

Mas, como é que se gere isso quando se é autor?
Se a versão digital nunca está esgotada, será que o autor não pode pedir a reversão dos direitos, mesmo se a versão impressa já não existe?

A Random House, nos seus novos contratos, está a ver se muda as regras do jogo para o mercado actual, essas e outras questões estão em cima da mesa.

A ler na Bookseller.

quarta-feira, 6 de agosto de 2008

O Marketing kitsch da Pó dos Livros

Editores exemplares

Um delicioso artigo sobre a dificuldade e as vantagens inerentes em manter uma linha não comercial, que aponta o exemplo da Dalkey Archive Press, pegando na sua recente publicação da versão inglesa do livro de Olivier Rolin «Suite a L'Hotel Crystal».

«there's no getting away from the fact that for most publishers it would be, if not commercial suicide, then a certainly commercial masochism.
[...]
This publisher, I believe, offers a business model that may just be the way to keep serious literature in print around the world. Its supporters don't expect anything in return except to be part of a project that not only promises to publish the world's best books, but guarantees that they will be kept in print regardless of sales.»

Para ser lido aqui.

Breaking Dawn

O último livro de Stephenie Meyer, autora publicada em Portugal pela Gailivro (LeYa), acaba de estabelecer um novo recorde para o segmento, vendendo nos EUA 250.000 exemplares nas primeiras 24 horas.

A Livrododia vista por um miúdo de 6 anos

Retirado daqui.


terça-feira, 5 de agosto de 2008

A consistência dos sonhos no Brasil

A exposição que esteve na ajuda, "José Saramago - A consistência dos sonhos", estará patente por terras de Vera Cruz em 2009.

Mais desenvolvimentos aqui.

O problema das Longlists

Louise Doughty, que pertence ao júri do Man Booker Prize, responde às habituais críticas sempre que são anunciados os finalistas dos prémios.

«That pain has got much worse for authors since the advent of longlists. When it was a matter of getting on list of six, you could say to yourself the odds were so against you it wasn't even worth considering - but the longer the list, the greater the implied insult.»

Quebram-se as ilusões e parte do verniz.

Via Guardian.

Prémios de Edição

No dia 31, chegou ao fim o prazo de entrega dos originais para os Prémios de Edição LER Booktailors.

É, de facto, com gosto e com prazer que queremos agradecer às editoras que participaram, indo agora prosseguir a missão delicada do Conselho e do Júri de tratar o melhor possível as obras propostas, assim como acrescentar todas aquelas que acham essenciais.

Devido à grande afluência de obras a lista definitiva está ainda a ser finalizada, podendo desde já garantir a presença de dezenas de editoras nacionais, não só independentes mas também pertencentes aos diferentes grupos editoriais portugueses.

O anúncio de encerramento foi somente dado hoje por ainda estarmos a aceitar todas as candidaturas cujo envio pelos CTT se tenha dado até ao dia 31 de Julho.

Se alguma editora não conseguiu entregar as suas propostas a tempo, não se preocupe, estes prémios são para continuar para o ano!

O mercado dos livros não dá mesmo dinheiro...

Segundo a Bookseller, Gerry Johnson, o administrador da rede livreira Waterstone's, foi o terceiro mais bem pago no grupo HMV.
O seu salário anual rondou os 750.000 euros.

Melhor do que ele só os seus patrões, Neil Bright, CFO, e Simon Fox, o CEO do grupo HMV, cujos salários foram de 910.000 e 1.260.000 euros respectivamente, incluindo bónus.

Se souberem de uma vaga para esses lugares, avisem-nos.

Acercando orillas - Literatura sin fronteras

Vai ocorrer no próximo dia 7 de Agosto, pelas 21 horas, na cidade de Faro (Feira do Livro), o 3.º Encontro de Autores baile del sol.

Com representantes das canárias, andaluzia e Algarve, tentar-se-á promover as afinidades existentes numa literatura que é geográfica e historicamente próxima.

A não perder.

240.000 kindles vendidos

Os números não foram fornecidos pela Amazon mas, segundo uma empresa directamente ligada ao processo e com conhecimento dos números, foram expedidos 240.000 kindles.

Será que o e-book começa finalmente a pagar... perdão, a pegar?

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Títulos de série histórica da Estampa à venda a preço de saldo

« Livraria Leitura/Bulhosa, do Centro Comercial Cidade do Porto, disponibiliza alguns títulos da colecção Livro B, todos a cinco euros. Entre os autores do Livro B, estão, entre muitos outros, Thomas de Quincey, Baudelaire, Henry James, ou Boris Vian»

Mais desenvolvimento aqui.

Blindness - novo trailer

Truques para ler

Um texto de Emili Teixidor, de 19.01.2005, no qual se deixam alguns truques para aprender a gostar de Ler. Para ler no Con Valor.

A aquisição da Actual pela Almedina

A aquisição da Actual por parte da Almedina foi objecto de uma notícia redigida por Mafalda Avelar (página 18, do suplemento de economia do Expresso de 02.08.2008). A Booktailors foi ouvida pela jornalista para a redacção desta notícia. Alguns excertos:

«"A Almedina tinha dois aspectos muito positivos: complementaridade na área dos livros técnicos e o facto de a sua equipa ter um «track record» impressionante. No final, embora não tenha sido a melhor proposta financeira, foi a que nos pareceu mais vantajosa para o futuro da Actual", dizem os responsáveis desta empresa.

"A Actual continuará a ser gerida pela mesma equipa, beneficiando das sinergias do grupo ao nível da estrutura comercial, logística, administrativa e financeira. A linha editorial editorial manter-se-á", garante Carlos Pinto, presidente da Almedina".
(...)
Carlos Pinto não descarta novas aquisições: "estamos a negociar uma nova unidade em Lisboa". "Tencionamos continuar a consolidação do mercado nacional, desenvolver a operação no Brasil e aproveitar eventuais oportunidades em Espanha (onde a Actual já está presente)".»

Morreu Alexander Solzhenitsyn

O famoso escritor russo, vencedor do Prémio Nobel de 1970 e famoso por denunciar os Gulags do sistema repressivo de Estaline, morre aos 89 anos de idade com um derrame cerebral.

Tendo passado cerca de 20 anos no exílio, pode falecer na sua terra natal, perto de Moscovo.

Richard & Judy chegam ao impresso

A dupla mais famosa do mundo dos livros em Inglaterra, Richard & Judy, os apresentadores do Clube de Leitura do Channel 4, e responsáveis por best sellers comparáveis aos de Oprah nos EUA, vão chegar aos jornais.

O sortudo é o Daily Mail, cujo New Writers Book Club irá iniciar em Outubro e irá recorrer ao mesmo conceito do formato televisivo (um livro por mês, participado pelo autor e comentado por celebridades).

Como o próprio nome indica, será dedicado a novos autores.

domingo, 3 de agosto de 2008

LI n'Os Meus Livros

João Cruz e Jaime Bulhosa, da Livrarias Independentes, são os convidados da revista Os Meus Livros.

“Não é só do lado das editoras que o mercado livreiro português tem conhecido grandes transformações, também a venda ao público está concentrada em grandes cadeias de distribuição. Como reacção a esse cenário algumas dezenas de livrarias imaginaram a LI- Livrarias Independentes.”

Mais informações no blog da Pó dos Livros.

Penguim digital

A Penguim prometeu apresentar 1500 best-sellers em formato digital para Sony Reader(epub).

Mais informações aqui.

sábado, 2 de agosto de 2008

Agostinho Santos expõe inspiração em Saramago

«Agostinho Santos, pintor e jornalista, inaugura, em Lisboa, uma exposição com pinturas e desenhos, em tela e papel, inspiradas pela obra de José Saramago.»

Mais desenvolvimentos aqui.

Histórias de livraria

«abertura em postura impassível. ouvir dizer "esse livro é giríssimo, se lho oferecesses ficava mesmo bem na mesa da sala". respirar fundo. postura impassível. pensar que o álbum new york underground também serve para lançar às fuças de gente que eu cá sei. pesa quilos, dizem.»

Livreiro sofre.

Livros de A a Z

J.K. Rowling publica livro de contos infantis em Dezembro

«A escritora britânica J.K. Rowling, autora da saga Harry Potter, vai publicar em Dezembro um livro de contos infantis, “The Tales of Beedle the Bard”, nas livrarias de vários países, na versão inglesa. Esta é a sua primeira obra desde a publicação do último livro do aprendiz de feiticeiro.»

Mais desenvolvimentos no Público.

Um livreiro de Cabul quer pôr o Afeganistão a ler

«Uma livraria com quase um milhão de livros não é suficiente para educar o Afeganistão porque os livros não chegam a todas as pessoas. Por isso Shah Muhammad Rais, há 35 anos no negócio livreiro, já andou com uma livraria móvel a percorrer parte do país e agora tem um site de venda de livros»

Mais desenvolvimentos no Público.

sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Os livros devem estar onde estão os leitores

Retirado daqui.

Informação Actual

Fala-se que o Grupo Almedina está a pretender diversificar os segmentos de publicação, nomeadamente adquirindo uma editora bastante Actual na nossa publicação sobre Gestão e Economia.

Amazon compra Abebooks

O website que revolucionou o mundo dos alfarrabistas, a Abebooks.com, onde os alfarrabistas do mundo podem colocar os seus raros fundos (110 milhões) ao dispor dos seus clientes universais (acabando com a raridade de muitos livros raros), acaba de ser comprada pela Amazon.

O valor não foi divulgado.

A notícia aqui.

Booktrailer: Morte na Pérsia

Carlos Veiga Ferreira

«Hoje já publicou mais de 600 livros e custa-lhe distinguir as obras que lê "por puro prazer" das leituras que faz em trabalho. Mas garante que, de todos os livros publicados, só dois ou três não lhe agradaram. Não por falta de qualidade, mas por "excesso de especialização": lembra-se e um livro Lógica, Linguagem e Argumentação, assunto demasiado pesado para mim. Suponho que é um dos poucos que a Teorema publicou e eu não li", admite.

De resto, o catálogo da editora confunde-se com as suas preferências e autores de eleição. Chegou a publicar livros que leu por interesse pessoal mas que acabaram por se transformar num projecto profissional. Foi o que aconteceu com a obra completa de Jorge Luis Borges, "um sonho" que acalentou durante anos, antes de conseguir tornar realidade. Calvino, Nabokov ou Raymond Carver são outros autores publicados na Teorema. Além destes, gostas de Philip Roth e de "parte importante da literatura sul-americana", como Vargas Lllosa ou Carlos Fuentes.

Bibliotecas, tem três: além da editora, onde "grande parte"dos livros são seus, tem a biblioteca de casa e mais um andar no prédio onde mora, para guardar os volumes que já lhe sobravam. Ao todo, serão mais de dez mil.»

Bárbara Cruz, NS - Diário de Notícias, p. 36, 19.07.2008.

O plano editorial das Quasi

Jorge Reis-Sá, no seu Rua da Castela, desvenda o que será o plano editorial da sua editora no último quadrimestre, no qual aparecem nomes como Paulo Rego, António Botto, Mário Claúdio, Adriana Calcanhotto, Teatro de Samuel Beckett, ou o Diário de Blindness, de Fernando Meirelles. Aqui.