«"It's definitely a situation where some of the smaller publishers are starting to believe that Amazon is throwing its weight around a little bit too much," Michael Cairns, a blogger at PersonaNonData»
A Amazon tem vindo a desenvolver uma série de políticas que têm vindo a reduzir o espaço de manobra dos editores, entre as quais se destaca:
- aumento dos descontos, com recusa de venda de livros dos editores que não aceitaram essas condições;
- a obrigatoriedade dos editores utilizarem o sistema booksurge para POD para livros vendidos na Amazon;
- a fixação de preços para ebooks do Kindle nos 9,99 dólares (máximo), o que poderá vir a suceder caso, como afirma Shatzkin, a Amazon consiga que o seu aparelho se venha a assumir como a plataforma dominante.
Não é contudo expectável que as editoras venham a deixar de negociar com a Amazon. As editoras sabem que necessitam do gigante online. Nas palavras de Shatzkin, um fervoroso adepto e defensor do Kindle, "I wouldn't say it's a love-hate relationship; it's more of need and fear relationship (...) They need Amazon because it's probably every publisher's first or second largest client. But they fear Amazon because it's every publisher's first or second biggest client.".
Mais desenvolvimento neste artigo da SNL.
Via JAF.
segunda-feira, 25 de agosto de 2008
O bullying editorial (Amazon)
Postado por Booktailors - Consultores Editoriais às 14:21
Marcadores: amazon, internacional, kindle, O livro e a era digital