sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Carlos Veiga Ferreira

«Hoje já publicou mais de 600 livros e custa-lhe distinguir as obras que lê "por puro prazer" das leituras que faz em trabalho. Mas garante que, de todos os livros publicados, só dois ou três não lhe agradaram. Não por falta de qualidade, mas por "excesso de especialização": lembra-se e um livro Lógica, Linguagem e Argumentação, assunto demasiado pesado para mim. Suponho que é um dos poucos que a Teorema publicou e eu não li", admite.

De resto, o catálogo da editora confunde-se com as suas preferências e autores de eleição. Chegou a publicar livros que leu por interesse pessoal mas que acabaram por se transformar num projecto profissional. Foi o que aconteceu com a obra completa de Jorge Luis Borges, "um sonho" que acalentou durante anos, antes de conseguir tornar realidade. Calvino, Nabokov ou Raymond Carver são outros autores publicados na Teorema. Além destes, gostas de Philip Roth e de "parte importante da literatura sul-americana", como Vargas Lllosa ou Carlos Fuentes.

Bibliotecas, tem três: além da editora, onde "grande parte"dos livros são seus, tem a biblioteca de casa e mais um andar no prédio onde mora, para guardar os volumes que já lhe sobravam. Ao todo, serão mais de dez mil.»

Bárbara Cruz, NS - Diário de Notícias, p. 36, 19.07.2008.