segunda-feira, 2 de março de 2009

UEP critica Feira do Livro de Lisboa

Num artigo assinado hoje por Ana Henriques (página 17), no Público, intitulado "Horários da próxima Feira do Livro são inacreditáveis", Carlos da Veiga Ferreira (CVF), presidente da UEP, apresenta as críticas desta associação à organização da Feira:

Horários
«Acho inacreditável que a feira passe a abrir à hora de almoço, quando as pessoas já quase não têm hora de almoço», diz CVF, sendo que, segundo a mesma peça, esta decisão terá ido contra alguns dos associados da APEL. CVF lembra ainda a feira que decorreu no Terreiro do Paço, na década de 90, na qual «se fez uma experiência semelhante. A localização e o horário foram, no seu entender, decisivos para aquela se ter tornado "a pior feira dos últimos 15 anos", pela falta de visitantes.»

Financiamento
«...habituada a partilhar com a APEL o subsídio camarário para a organização do evento, esta [UEP] viu este ano a verba em questão (150 mil euros) ser entregue na totalidade à sua rival para a produção do evento, na sequência de um acordo estabelecido no ano passado entre as associações e o município. "Trata-se de uma medida que discrimina a UEP", queixa-se Carlos Veiga Ferreira, acrescentado que não foi isso que ficou estabelecido. "No ano passado, o presidente da câmara comprometeu-se a continuar a subsidiar-nos, embora não tenha quantificado o montante. Este ano disse que ia falar com a vereadora da Cultura. Mas nunca mais me disse nada", conta Carlos Veiga Ferreira. Os sócios da UEP discutem esta semana se acatam a decisão ou se tomam "alguma iniciativa" contra ela.»