segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Plano Nacional de Leitura

Hoje, no DN, uma entrevista a Isabel Alçada, comissária do PNL, conduzida por Pedro Sousa Tavares, sob o título "Temos um milhão a ler nas aulas".

Alguns excertos:

E já é possível quantificar o impacto de todas essas dinâmicas nos alunos?
Sim. Temos mais de um milhão de crianças e jovens a ler permanentemente na sala de aula. O que o plano fez foi distribuir recursos e incentivar as escolas a comprar livros para o trabalho. O Ministério da Educação disponibilizou um milhão e meio de euros, mas nós dobrámos o orçamento logo no primeiro ano com a adesão das câmaras municipais. Neste momento já são mais de cem.

(...)

... um estudo ligado ao PNL revelou que faltam às escolas instrumentos para avaliar a qualidade da leitura. É preciso fomentar essa avaliação?
Sem dúvida. Os docentes devem avaliar os seus alunos em todos os domínios, mas a leitura às vezes confunde-se com a escrita. E deveria ser avaliada em si mesma. O progresso na leitura: a compreensão, a fluência, a rapidez. O professor tem de ver se o aluno está a progredir bem. E se não estiver tem de ajudá-lo. O PNL fixou horas mínimas para a leitura em sala de aula.