segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Byblos do Porto

Hoje, no DN, uma reportagem que anuncia a localização da próxima Byblos, localizada na zona dos Clérigos (Porto). Aqui. O artigo é de Francisco Mangas e tem como título "Maior livraria do País abre no centro do Porto". Alguns excertos:

«A maior livraria do País, com mais de 150 mil títulos, vai surgir na degradada Praça de Lisboa, depois de renovada e coberta com uma estrutura ondulada de vidro e betão. A seguir à capital, o Porto acolhe a Byblos, a segunda de uma cadeia de livrarias, que deve estender-se a outras cidades, criada por Américo Areal, antigo proprietário da editora Asa.

A solução encontrada para reabilitar a Praça de Lisboa, transformada há 20 anos no Clérigos Shopping, agora com as lojas devolutas e vandalizadas, será anunciada, quarta-feira, pelo presidente da Câmara do Porto. (...) O projecto aprovado pela Sociedade de Reabilitação Urbana (SRU), além da mega-livraria, prevê ainda a instalação de um auditório, bar e um restaurante panorâmico. Sobre a cobertura ondulada - ou seja, o novo espaço aberto da praça, ao nível da Praça da Cordoaria - serão plantadas oliveiras. O olival recupera a imagem que a praça ostentava em tempos passados.Concluída a intervenção, o vi- dro ocupará, em parte substancial, o lugar do granito. As antigas lojas do Clérigos Shopping, voltadas para a praça interior, estavam escondidas a quem passava nas ruas em redor.

(...)

Quando inaugurou, no final do ano passado, a Byblos em Lisboa, que ocupa dois pisos de um edifício nas Amoreiras, Américo Areal prometia que a sua segunda livraria, no Porto, seria "ainda maior" e ficaria numa zona central: "de sonho". A nova livraria Byblos (...) terá como vizinha umas das mais bonitas casas livreiras de todo o mundo: a centenária Livraria Lello.»