segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Byblos... faltam 3 dias.

Continuação do post anterior.

Tecnologicamente muito se tem falado da
Byblos.
E, de facto, muito há para se falar. Apesar dos painéis sensíveis espalhados em colunas, onde podemos procurar o livro de que necessitamos, ou os inúmeros plasmas informativos espalhados pela loja, o que mais impressiona são os detalhes menos visíveis. Saibam, por exemplo, que existem quase 200 quilómetros de cabos que percorrem o espaço quer pelos tectos falsos, quer pelo chão falso.
Saibam também que todos os livros têm uma «tag» electrónica que será associada (via PDA) à «tag» da respectiva prateleira, sendo que qualquer afastamento entre os dois «tags» irá ser detectado pelo computador central.
A tecnologia é de tal forma interessante que, se colocarmos um livro num local diferente, o livreiro da área respectiva receberá um e-mail a avisá-lo de que o livro está mal colocado e que tem 10 min. para o colocar no sítio certo.

Tudo isso é possível porque cada prateleira terá 10 antenas (quase uma antena em cada 10 cm) e os próprios móveis foram desenhados de modo a incorporarem placas metálicas que reflectem o sinal e tornam a livraria um espaço plenamente controlado em termos de detecção.

A detecção dos livros é simultânea e permitirá que passemos pela caixa carregados com uma coluna de até 80 cm. de livros para instantaneamente a caixa nos indicar o valor total a pagar. Quando estiver disponível o cartão de pagamento da Byblos, será possível sair com os livros ao colo e o cartão na boca, é passar pela caixa e passar o cartão, e já está.

Como a livraria é grande (3.300 metros quadrados de espaço útil), mas não é imensa, haverá livros que não estarão visíveis, nomeadamente os da área técnica ou profissional. Para isso têm a Zechetti, a estante robotizada com 65.000 títulos.
Quando procurarem um livro e não o encontrarem, não desesperem, ele deve lá estar. É só ir ao robô e pedir o livro em questão.
Mas preparem-se, não se assustem quando a prateleira certa chegar até junto de vocês e um laser delinear uma sombra que apontará exactamente o livro de procuram (essa parte foi dita, quando lá fomos ainda não tinham testado para ver se estava tudo OK).

Apesar de toda a tecnologia, a mesma é suplementar pois os livreiros foram escolhidos a dedo, quase todos eles experimentados profissionais de outros espaços de relevo, com formação e experiência de anos no sector. Por isso, não julguem que a tecnologia os irá substituir, em cada cone de luz terão sempre um livreiro disponível, pronto para os auxiliar e percorrer convosco o espaço da loja, garantindo que serão bem tratados.

Este post, já se sabe, continua... pois faltam ainda 3 dias para a inauguração da Byblos.