sábado, 14 de fevereiro de 2009

Correntes D’Escritas - 8ª Mesa: A rua faz o livro

Com um tom informal começou este debate, contando com a participação de Santiago Gambôa, Eloy Santos, Fernando Pinto do Amaral, Francisco José Viegas, Gonçalo M. Tavares e Sergi Doria, com moderação de Carlos Vaz Marques.
O público aproveitou o bom tempo e o óbvio sucesso deste evento para encher o auditório Municipal da Póvoa de Varzim.

O tema levava à questão do mundo exterior influenciar a escrita, a influência que tem a vivência e a viagem na criatividade dum escritor.

Não dando tanta importância ao factor externo, Eloy Santos indicou que foi mais com a introspecção que começou a escrever, abrindo «as janelas interiores». Para o escritor, perante a página é que se abrem as ruas.
Santiago Gambôa revelou que foi preciso sair da sua cidade de Bogotá para começar a escrever sobre esta. Foi quando se mudou para Madrid que percebeu que queria escrever sobre a sua infância, nas ruas da cidade colombiana.

Fernando Pinto do Amaral centrou-se na interpretação da palavra «rua», dentro do tema do debate. Segundo este, a palavra pode ser vista «na perspectiva de quem escreve, na perspectiva da escrita, na perspectiva da rua como fonte de inspiração e também na perspectiva da recepção do livro». Isto levou-o a abordar a «rua» como um ponto de divulgação da escrita e dos livros, mas também afirmou que «A rua estimula a curiosidade.»
Na opinião de Gonçalo M. Tavares, é importante estar atento à realidade que se passa na rua. Só assim e através da junção da imaginação com a informação, é possível narrar uma história.

Sergi Doria aproveitou o tema para falar um pouco do seu livro, Guia de Barcelona de Carlos Ruiz Zafón. Neste, o autor espanhol preserva alguns locais e ruas da cidade, que se vão perdendo com o tempo.
Já Francisco José Viegas inverteu os papéis da questão e relembrou que não são só as ruas que permitam a criação de livros, mas que também estes tendem a imortalizar certos locais.

Para mais informações, consulte o site da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
-
Consulte a oferta de formação da Booktailors na barra lateral do blog.