sexta-feira, 20 de junho de 2008

A LeYa na Feira do Livro de Lisboa

O Grupo LeYa revela os seus dados relativos à feira.

De realçar:

«[...]
A Leya participou neste evento com 15 pavilhões de formato diferente do tradicional e, volvidos os 23 dias de Feira, registou um aumento nas vendas de entre 10 e 15% face ao ano passado
[...]
«a Leya solicitou à empresa GfK Metris a realização de um estudo de investigação de mercado, com o objectivo global de avaliar, junto dos visitantes da Feira do Livro de Lisboa 2008, o impacto e opinião face aos novos pavilhões do grupo.
[...]

- 80% dos visitantes inquiridos da Feira do Livro já tinham visitado, à data do inquérito, a "Praça Leya";

- perto de 60% dos visitantes da Praça Leya afirmaram ter gostado ou gostado muito dos pavilhões e da organização do espaço.

- Cerca de 65% das pessoas que visitaram a Praça Leya gostaram da forma como os livros estavam expostos e da quantidade de livros disponíveis nos pavilhões da Leya.

- O estudo permitiu ainda apurar que, em média, cada visitante da Feira do Livro compra 5 a 6 livros.»

A amostra foi constituída por 433 entrevistas directas, com 15 e mais anos de idade, que visitaram o recinto da Feira do Livro de Lisboa nos dias 31 de Maio e 1 de Junho, entre as 17h e as 22h.
Ficou a cargo da GfK.

Dado o período a que diz respeito essa estatística ser muito reduzido, achamos essencial cruzar outros dados, de forma a observar um pouco as condicionantes deste inquérito.
Como o inquérito diz respeito à percepção da "Praça LeYa", juntamos o grosso da programação desse período nesse espaço:

- No dia 31 de Maio, às 21:30h, a Conferência-debate sobre o livro “O Segredo”, da Lua de Papel (Texto LeYa);
- No dia 1 de Junho, às 15:00, uma peça de teatro chamada "Os Miaus", uma adaptação livre do texto de "Os Maias", de Eça de Queirós, com texto de Sara Rodrigues e ilustrações de Cristiana Resina;
- No dia 1 de Junho, às 18:00 o lançamento do livro “Livro com Cheiro a Caramelo”, de Alice Vieira;
- Durante o fim-de-semana o Grupo LeYa conseguiu reunir 50 autores portugueses para sessões de autógrafos, entre eles António Lobo Antunes, Gonçalo M. Tavares, José Eduardo Agualusa, Nuno Júdice, Mário de Carvalho, Pepetela, Inês Pedrosa, Pedro Mexia, Rui Zink, Matilde Rosa Araújo e Alice Vieira.