quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Literatura y Mercado Editorial

Se porventura passar os próximos tempos em Madrid, aproveite para frequentar a pós-graduação «Literatura y Mercado Editorial (siglos XIX-XXI): políticas editoriales, prácticas lectoras y estrategias mediáticas», dado pelo Consejo Superior de Investigaciones Científicas / Centro de Ciencias Humanas y Sociales, com a direcção técnica e organização de Dr.ª Pura Fernández e Dr.ª Carmen Simón Palmer.

Agora mais simples: entre o dia 4 de Março e 10 de Abril, às terças, quartas e quintas das 17:00 e as 20:00, venha penetrar na sociedade espanhola, analisar a sua história contemporânea e a forma como em Espanha evoluiu a actividade da leitura, o sucesso da literatura hispânica e as questões autorais.

Temas:
• Nascimento, mutações, estratégias e discursos do editor moderno em Espanha.
• O estatuto do escritor profissional e o nascimento do direito da propriedade literária. O direito moral do artista e a protecção do direito patrimonial.
• O associativismo corporativo dos escritores e o surgimento das gestoras de direitos (sociedades de gestão e agentes literários).
• Os novos intermediários culturais (crítica especializada, imprensa e grupos de pressão cultural).
• Leitura e práticas sociais. Políticas estatais a favor da leitura.
• Políticas culturais e comércio exterior: a re-colonização editorial da América-latina.
• A competitividade cultural espanhola: a literatura juvenil e o best-seller de qualidade. As regras do êxito editorial internacional.
• A legitimação da escritora na República das Letras contemporâneas.

Serão 40 horas e 70€, o prazo de inscrição termina a 26 de Fevereiro e o contacto é gicelah@ile.csic.es.