quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Novo ministro da Cultura - reacções

Em declarações à agência Lusa, António Baptista Lopes já pediu um «maior acompanhamento e apoio ao sector do livro» em Portugal, tendo classificado o nome ministro como «uma personalidade de relevo nacional, um jurista de grande qualidade e competência, e que tem desenvolvido um trabalho essencialmente na área dos direitos de cidadania».

«As expectativas de Baptista Lopes para o sector são «o apoio à rede de bibliotecas públicas, a internacionalização de autores portugueses, a revisão das leis do depósito legal e do preço fixo do livro» Ler mais aqui.


Vasco Graça Moura, eterno nomeado a Ministro da Cultura sempre que o PSD é governo, classificou a demissão de Pires de Lima como «muito infeliz», tendo avançado que a mesma revelava uma «grande falta de solidariedade do primeiro-ministro com a ministra». VGM associa ainda a saída da ministra com a petição lançada em Dezembro por um grupo de artistas que pedia a substituição de Pires de Lima. «Foi uma cedência incompreensível, porque a ministra não teve recursos para fazer muita coisa e o próximo também não terá».

No que ao novo Ministro concerne, o escritor é parco em elogios, já que desconhece que o mesmo tenha «currículo especial para a Cultura». Ler mais aqui.