sexta-feira, 30 de julho de 2010

Novo FLiP 8

Foi ontem apresentada a nova versão do software FLiP (Novo Corretor Aurélio, no Brasil), com algumas novidades interessantes.

A apresentação esteve a cargo de Carlos Amaral, administrador da Priberam, e do Eng.º Domingos Simões Pereira, secretário executivo da CPLP, que conferiu um carácter político algumas das alterações aqui apresentadas. O FLiP é «actualmente o mais completo software de tratamento linguístico existente no mercado», segundo Carlos Amaral. Tendo sido nomeado (na versão FLiP 7) como o melhor dos conversores para o novo Acordo — dos quatro actualmente no mercado —, é também o mais largamente utilizado por particulares e empresas.

Relativamente ao conversor para o novo Acordo, apresentado primeiramente há cerca de ano e meio, no FLIP 7, a nova versão desenvolve os dicionários e os correctores, eliminando cada vez mais erros, e oferece novas possibilidades, como a de o utilizador poder definir quais as variações que pretende em termos de dupla grafia. Esta nova versão traz também como ponto de ordem — daí a presença do secretário executivo da CPLP — a possibilidade de se ter não só a versão de português de Portugal ou do Brasil, mas antes optar pelas variações lexicais dos restantes falantes de português. São 10 as variantes apresentadas, incluindo o galego, o português de Macau e o de Timor Lorosae.

Outra das vantagens do FLiP 8 é a possibilidade de ter acesso ilimitado aos dicionários (com 97 000 verbetes) e restantes ferramentas offline. Para além do corrector e do dicionário de português, existem no total mais de 65 ferramentas, entre as quais dicionários bilingues e conversores para inglês, alemão, francês, espanhol e italiano, dicionários temáticos e técnicos, conjugador de verbos e uma plataforma de dúvidas linguísticas.

A última grande notícia prende-se com a compatibilidade do software com o novo Windows 7, mas também ao Macintosh e, a partir de agora, ao OpenOffice.

Uma ferramenta indispensável para quem trabalha texto — em particular tendo que lidar com o novo Acordo Ortográfico —, ao preço de 57,84 € + IVA ou, em caso de actualização de versões anteriores, por 40,49 € + IVA. Caso não tenha leitor de CD, pode descarregar o software pela Internet a partir do endereço http://www.priberam.pt/.