sexta-feira, 21 de maio de 2010

Resposta dos Booktailors ao desafio do Diabo

Em resposta a este desafio, vem Paulo Ferreira, em nome da própria Booktailors, responder a tal figura:

«Caro Diabo,

Começo por dizer que, apesar da resposta que lhe devo, espero não ficar conotado com a ideia de que tenho conversas consigo. Pese embora que imediatamente me vem à cabeça que um volume que reunisse um conjunto de conversas consigo seria digno de publicação (como sabe, já existe o volume respectivo às conversas com o seu arqui-inimigo), e a Booktailors teria todo o gosto em tratar de tal obra. Digo-lhe por isso a talhe de foice que, caso pense um dia numa carreira literária, não deixe de contar com a nossa agência de autores que decerto encaminharemos da melhor maneira as suas empresas literárias.

Mas indo directamente ao osso, que é como quem diz ao cerne da questão, digo-lhe que o quadro que teve o cuidado de nos enviar daria igualmente uma belíssima capa – se seria adequado, já seria toda uma outra história. Mas, na verdade, não tenho como indicar-lhe isso, pois, como refere, e bem, não houve ainda tempo para a leitura do dito texto.

A tarefa que me propõe não é algo que me deixe confortável, confesso, ou não estivesse a pedir consultoria que poderá de alguma forma condicionar o trabalho de quem fará o arranjo gráfico: um ateliê terreno que muito respeito, o de Henrique Cayatte. Cayatte é personalidade que, sendo humana, às vezes transcende-se e, como tal, será decerto capaz de lhe resolver o problema. Está em boas mãos e decerto o caminho encontrado pelo designer será adequado.

Solicitando-lhe perdão por me escusar de forma meio covarde ao seu desafio, penso que esta será a atitude mais ponderada.

Subscrevendo-me cautelosamente, e não estando ao seu dispor, apresento-lhe os meus respeitosos cumprimentos

Paulo Ferreira.»