terça-feira, 16 de março de 2010

Editorial: A revista Os Meus Livros desapareceu e ficámos todos mais tristes. Mais sozinhos.

EDITORIAL

A revista Os Meus Livros, dirigida por João Morales e propriedade da Entusiasmo Media, desapareceu, tendo a edição de Março deste ano sido a última de uma série de cinco anos. É uma notícia triste. Numa altura em que a imprensa tradicional vive um grave problema de venda de exemplares e angariação de publicidade, a Os Meus Livros foi mais uma vítima. Tendo em conta que não temos um só jornal de referência, ou de preferência, com um suplemento literário dedicado, ficámos todos mais pobres. Com uma estrutura mínima, a revista vivia eminentemente de colaborações externas, e a direcção d’Os Meus Livros sempre se esforçou para, com pouco, fazer muito. Não havia mês que, fizesse sol ou fizesse chuva, a edição do mês não estivesse disponível no último dia útil — algo notável e que não pode deixar de se assinalar. Pelo meio, seguiram-se centenas de recensões, entrevistas, perfis, reportagens temáticas sobre os meus variados temas do livro.

Pessoalmente, desejo as maiores felicidades a João Morales que, segundo a Meios e Publicidade, abandona os quadros da empresa.

A Os Meus Livros, numa altura em que a LER ainda não regressara do seu estado de hibernação, foi a primeira (e única) revista à qual os Booktailors se ofereceram para escrever. João Morales, ele próprio, aceitou falar com um estranho e, de forma muito cordial, explicou-me que a nossa participação não teria lugar numa revista cujo público-alvo eram os leitores e não tanto o público profissional. Dada a explicação apresentada, fui obrigado a concordar. Pela atenção e delicadeza do gesto, fiquei a gostar do João Morales. Não terminou o telefonema, contudo, sem agradecer o contacto e dizer que estava disponível para ideias. Algo que mostrou sempre ser verdade e não apenas o que se diz nestas ocasiões.

A gente vai continuar, já lá dizia o outro, João. A gente vai continuar.

(pf)