sexta-feira, 1 de maio de 2009

Diário da Feira do Livro 2009: Revista de imprensa

Algumas referências na imprensa:

«A compensar o público adulto, João Espadinha, coordenador da comissão técnica das feiras, disse ao CM: "Subimos a parada dos descontos até 30 por cento contra os 20 por cento habituais, para os livros não-catalogados, mantendo-se o regime livre para os catalogados e 40 por cento mínimo no livro do dia. Poderá ser mais, mas não menos."
(...)"O sector editorial e livreiro está a dar exemplo concreto de confiança no investimento presente, contrariando os tempos conturbados que vivemos [Rui Beja]» Correio da Manhã.

«Amadeo Pestana, responsável pelo pavilhão da livraria Almedina, considerou esta mudança de horário negativa: "Agora abre à hora de almoço e as pessoas não vêm cá a essa hora", disse ontem ao DN, ao início da tarde. José Maria Nolasco, da Cavalo de Ferro Editores, partilhou a mesma opinião, referindo que esta alteração é "contraproducente", uma vez que, para o responsável, durante o novo horário "as pessoas estão a trabalhar e não vêm à feira".

Rui Beja, presidente da APEL, justificou este novo horário: "Vai permitir às pessoas usufruir da hora de almoço e também vai permitir que as escolas possam vir cá, até porque há várias actividades programadas" destinadas ao público infanto-juvenil.» Diário de Notícias.

«O livro tem um comportamento diferente dos outros produtos», podendo mesmo ser uma«companhia escolhida pelas pessoas» em tempo de crise, afirma Rui Beja.» TSF.

«Rui Beja quis (...) enfatizar o trabalho da sua direcção na conquista por esta Feira depois dos tumultos em praça pública e em gabinetes fechados que foi a Feira do ano passado, mormente pelas pressões do Grupo LeYa em ter pavilhões diferenciados. (...) O plano de actividades que não integra qualquer debate do Acordo Ortográfico, prevê a participação, entre outros, de Maria de Lourdes Modesto, Chakall, Camilo Lourenço, Palmira Ferreira da Silva, Luís Maio, Mário Soares, Freitas do Amaral, Manuel Villas-Boas, Rui Ramos, Ana Sousa Dias, Lídia Jorge, Miguel Real e Pedro Mexia.» Hardmúsica.

Ver ainda no site da RTP e Rascunho.net.