quinta-feira, 5 de março de 2009

100 000 assinaturas

Vasco Graça Moura dedica a sua crónica de dia 4 de Março às mais de 100 000 assinaturas obtidas pela petição contra o novo Acordo Ortográfico:

«Na verdade, são raríssimos os casos em que um documento posto à subscrição pública recolhe tantas assinaturas. Serão ainda mais raros os casos em que, a despeito desse número tão expressivo, os governantes e demais responsáveis optarão por quedar-se numa indiferença obtusa ante o facto, remetendo-se a um silêncio que tem tanto de comprometedor como chocante. Só é de lamentar que a comunidade académica, salvo honrosíssimas excepções, continue a passar ao lado, como se não fosse nada com ela e não tivesse nada a dizer ou a repetir, quando estão em causa, quer a língua e a maneira correcta de a escrever (ortografia), quer as responsabilidades especiais dos respectivos membros.
(...)
Tudo isto é uma chuchadeira. Um país que presa verdadeiramente a sua cultura língua e a sua cultura devia sentir e exprimir a mais profunda das vergonhas pelo que está a acontecer. E devia exigir que não seja assim. Mais de cem mil pessoas já o fizeram.»

Ler na íntegra aqui.
-
Consulte a oferta de formação da Booktailors na barra lateral do blog.