quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Rescaldo da primeira noite oficial do Correntes D.Escritas 2009

A conferência do ministro da Cultura Pinto Ribeiro, a reabertura do Museu Municipal e o anúncio dos vencedores dos prémios da edição deste ano do Correntes D'Escritas foram os pontos principais do primeiro dia de festividades. Pelo meio, as apresentações de livros pelos próprios autores e pelas respectivas editoras, completou o dia e noite.

Dá-se destaque à editora Caminho, representada pelo editor Zeferino Coelho, que viu seis das obras da editora serem apresentados pelos seus autores e associados. Contudo, nem todos os autores vêem-se com o à vontade de falar em público e alguns recorreram às suas obras para falarem por si. Foi o caso de Luís Caros Patraquim e Ondjaki que, apenas com breves introduções, acabaram por ler alguns textos das suas obras, Pneuma e Materiais para a Confecção de um Espanador de Tristezas, respectivamente.

Já Manuel Rui, autor de Janela de Sónia, acabou por desvendar alguns pormenores por detrás da sua criação. Dentro de outras apresentações, regista-se Mãos de Cavalo, do Daniel Galera, O Dia Matroianni, de João Paulo Cuenca e Os Lados do Círculo, de Amilcar Bettega.

No Hotel Vermar deu-se a apresentação duma antologia poética bilingue, editada pela TFM e organizada por Michael Zegler. Esta obra contempla poemas de vários escritores que marcaram presença nas várias editões do Correntes. Muitos foram os autores que declamaram poemas pela noite dentro, ao som da viola de José Peixoto.

Provando que nem só de literatura vive o Correntes, a noite terminou com um concerto do chileno Américo Appiano.

Para mais informação, consultar o site da Câmara Municipal da Póvoa de Varzim.
-
Consulte a oferta de formação da Booktailors na barra lateral do blog.