segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

CIRCULAR APEL: "Organização Interna e serviço aos associados"

«Caros Associados

Após a tomada de posse, em 24 de Julho deste ano, a Direcção concentrou-se em três domínios: fortalecer a intervenção institucional, dinamizar a actividade associativa, optimizar a organização interna

Neste contexto, damos conta das alterações organizativas que entrarão em vigor em 1 de Janeiro de 2009, tendo em vista rentabilizar os recursos e valorizar a imagem e o serviço prestado, no cumprimento do objectivo que justifica a existência da APEL: criar valor para actuais e futuros Associados.

“Nova APEL. Mais APEL”. Num período em que o sector vive e convive com os desafios de um mercado em transformação e de uma economia em convulsão, queremos criar condições para que a APEL ganhe mais dimensão e maior capacidade de intervenção, para um número crescente de associados. A estrutura organizativa passa, pois, a ter a seguinte configuração:

Coordenação executiva – exercida pelo Presidente em cooperação com os restantes membros da Direcção, sendo extinto o cargo de Secretário-Geral.

Relações Institucionais e Comunicação.
- Gabinete de Apoio ao Sócio APEL – comunicação entre os sócios e a Associação, através de um Secretariado habilitado a responder a questões correntes e a encaminhar questões específicas, e respectivo controlo de resposta, para a Direcção, Comissões Técnicas, ou Assessores Externos;

- Gabinete de Comunicação Institucional APEL – relação com os meios de comunicação social e relacionamento corrente com entidades públicas e empresariais, de âmbito nacional ou internacional.

• Centro de Documentação Bibliográfica / ISBN – recolha, actualização e disponibilização de informação bibliográfica, assim como gestão do ISBN Nacional e relação com a Agência Internacional do ISBN.

• Feiras e Eventos – Relação com fornecedores e participantes, e concretização operacional de Feiras do Livro, Nacionais e Internacionais, assim como de outros eventos em que a APEL seja interveniente.

• Serviços Administrativos
- Serviços Gerais de Escritório – recepção, telefones, correspondência, compras, economato e arquivo geral;
- Associados – processamento de quotas e outros débitos e créditos;
- Contabilidade e Tesouraria – processamento de facturação, recebimentos e pagamentos, bem como preparação de documentos contabilísticos, de gestão de tesouraria e de gestão de recursos humanos.»