sexta-feira, 24 de outubro de 2008

País tema: Itália (IV)

Arnoldo Mondadori

A 2 de Novembro de 1889 nascia na cidade de Mântua, em Itália, aquele que seria um dos mais importantes editores italianos do século XX: Arnoldo Mondadori, cognominado de «o encantador de serpentes».

Homem de trabalho, começaria, logo em criança, a trabalhar como vendedor ambulante de uma drogaria. Aos 18 anos, começou a trabalhar como tipógrafo, publicando o seu primeiro livro em 1907. Seguiu-se a criação do jornal anarco-socialista Luce!, que daria origem à casa editora hoje famosa.

Em 1912, fundava o jornal La Sociale, reforçando a aliança entre Mondadori e Tomaso Monicelli, cuja irmã se tornaria sua esposa.

De entre os pontos fortes da casa Mondadori, realce-se a publicação da colecção Medusa, em 1933, ainda hoje um ícone da edição italiana. Destaque-se também a venda de livros em quiosques, que tornaria a Mondadori num dos maiores impérios da edição em Itália.

Entre acusações de apoio ao movimento fascista da II GM, até à construção da sua sede pelo arquitecto comunista Oscar Niemeyer, em 1968, a história da Mondadori é rica e politicamente envolvida, estando ainda hoje associada aos movimentos de poder do Norte da Itália.

Arnoldo Mondadori seria ainda agraciado com a Grã-Cruz de Mérito da República Italiana, vindo a falecer em 1977.