sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Curso de Estratégia Editorial (Novidade!)

Objectivo geral: O curso de Estratégia Editorial da Booktailors é direccionado para os profissionais do sector. Na sua definição pretendeu-se abordar, de forma transversal, os diferentes elementos que podem influenciar a decisão do gestor editorial, assim como do investidor neste sector de actividade. Tendo uma abordagem eminentemente teórica, será direccionada para o sector editorial e suas especificidades, assim como recorrendo quase exclusivamente a exemplos do nosso mercado.

Público-alvo: Pessoas com experiência no mundo editorial e do livro que trabalhem ou queiram trabalhar na gestão empresarial editorial e na gestão de projectos editoriais; recém-editores ou investidores que pretendam iniciar-se no mundo da edição.

Programa:
1 Enquadramento geral
1.1 O enquadramento do mercado do Livro;
1.2 O mercado do Livro em Portugal;
1.3 Elementos teóricos de base dos Estudos Editoriais.

2 A Cadeia de Produção do Livro
2.1 A Cadeia de Produção do Livro (segundo Kotler);
2.2 A nova Cadeia de Produção do Livro (assente no cliente);
2.3 O carácter prototípico do Livro e sua estrutura de produção;
2.4 Os mercados do livro: visão integrada do mercado.

3 Os Objectivos da Edição
3.1 Os elementos da Corporate Strategy;
3.2 Indicadores, Análise do Mercado e Concorrência;
3.3 A edição enquanto gestão de conteúdos;
3.4 Os activos da edição;
3.5 Fontes e recursos humanos.

4 Programação editorial e planeamento de recursos
4.1 As linhas gerais de definição da programação editorial;
4.2 As épocas de publicação e a sua estruturação;
4.3 O calendário de edição;
4.4 A Estrutura de Custos do Livro;
4.5 A alocação de recursos.

5 O Preço, o Valor e os Custos
5.1 Preço, Valor e Custos;
5.2 O estabelecimento do preço;
5.3 O Valor de Uso e as dinâmicas de afectação do preço;
5.4 Custos do Livro e a folha de Custos & Proveitos;

6 A Avaliação do Produto Editorial
6.1 Fontes e recursos de origem cultural;
6.2 Copyright, compra e venda de direitos;
6.3 Avaliação de públicos-alvos e definição do universo potencial;
6.4 Os ciclos de vida do Livro;

Formador: Nuno Seabra Lopes.
Nuno Seabra Lopes é Consultor Editorial da Booktailors – Consultores Editoriais, sendo mestre em Estudos Editoriais. É especialista convidado na Especialização para Técnicos Editorias da FLUL. Tem experiência editorial em várias editoras livreiras de média e grande dimensão, distinguindo-se em funções de coordenação e edição executiva.

N.º de sessões: 3
Datas: 27, 29, 31 de Outubro e 03,05 e 07 de Novembro.
Horário: 18h30 às 21h30.
Total de horas: 18 horas.
Preço: 225,00 euros.
Descontos: 10% para todos os ex-alunos e estudantes.

Para pré-inscrição, por favor envie CV (com a referência: Estratégia 1A) para: info@booktailors.com.
A formação decorrerá no Bookoffice - Rua Nova do Almada, 59 - 3.º, Lisboa.