domingo, 27 de julho de 2008

João Ubaldo Ribeiro vence Prémio Camões

Imagem retirada do Público

O escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro foi o eleito pelo júri da 20ª edição do Prémio Camões, o mais importante galardão atribuído a autores de língua portuguesa.

JUR é autor de romances como “Sargento Getúlio”, “Viva o Povo Brasileiro" ou “A Casa dos Budas Ditosos”. A obra de JUC estende-se pelos contos infantis, ensaio, traduções e adaptações para cinema e televisão, e crónicas.

Ruy Espinheira Filho. presidente do júri, indicou como razões para a escolha o "alto nível da obra literária" do escritor baiano, "especialmente densa das culturas portuguesa, africanas e dos habitantes originais do Brasil".

O Jurí do Prémio Camões é constituído por: Maria de Fátima Marinho, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Maria Lúcia Lepecki, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Marco Lucchesi, escritor e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ruy Espinheira Filho, escritor, jornalista e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Meio, poeta e jornalista angolano, e Corsino Fortes, diplomata e presidente da Associação de Escritores Cabo-verdianos.

Ver notícia do Público.

Reacções:

- Saramago contente com atribuição do Prémio Camões ao amigo Ubaldo Ribeiro.

- SPA aplaude escolha mas quer conhecer razões do júri.

- Do próprio João Ubaldo Ribeiro.

- Editora Publicações Dom Quixote.