O escritor brasileiro João Ubaldo Ribeiro foi o eleito pelo júri da 20ª edição do Prémio Camões, o mais importante galardão atribuído a autores de língua portuguesa.
JUR é autor de romances como “Sargento Getúlio”, “Viva o Povo Brasileiro" ou “A Casa dos Budas Ditosos”. A obra de JUC estende-se pelos contos infantis, ensaio, traduções e adaptações para cinema e televisão, e crónicas.
Ruy Espinheira Filho. presidente do júri, indicou como razões para a escolha o "alto nível da obra literária" do escritor baiano, "especialmente densa das culturas portuguesa, africanas e dos habitantes originais do Brasil".
O Jurí do Prémio Camões é constituído por: Maria de Fátima Marinho, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Maria Lúcia Lepecki, professora catedrática da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Marco Lucchesi, escritor e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Ruy Espinheira Filho, escritor, jornalista e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), João Meio, poeta e jornalista angolano, e Corsino Fortes, diplomata e presidente da Associação de Escritores Cabo-verdianos.
Ver notícia do Público.
Reacções:
- Saramago contente com atribuição do Prémio Camões ao amigo Ubaldo Ribeiro.
- SPA aplaude escolha mas quer conhecer razões do júri.
- Do próprio João Ubaldo Ribeiro.