terça-feira, 15 de julho de 2008

APEL: Carta de apresentação de Rui Beja à presidência da APEL

Deixamos aqui a carta de apresentação de Rui Beja para a candidatura à presidência da APEL:


ELEIÇÕES DOS ÓRGÃOS ASSOCIATIVOS TRIÉNIO 2008-2011

APRESENTAÇÃO DE CANDIDATURA
O LIVRO QUE NOS UNE – O DESAFIO QUE NOS MOTIVA

Projecção de Editores e Livreiros na divulgação do Livro e dos Hábitos de Leitura


Caros Colegas

Terminado o mandato dos actuais Órgãos Associativos e passado o período de prorrogação de exercício de funções que abnegadamente aceitaram cumprir para organização e concretização das Feiras do Livro de Lisboa e do Porto, foi, como é do vosso conhecimento, convocada para o próximo dia 24 de Julho uma Assembleia-Geral Ordinária para Eleição dos Órgãos Associativos para o Triénio 2008-2011.

No contexto de profunda mudança e significativa tensão que tem caracterizado os tempos mais recentes do mundo editorial e livreiro e da sua vida associativa, o presente acto eleitoral reveste-se de importância e responsabilidades acrescidas.

A adequação às realidades emergentes, o acompanhamento e apoio à dinamização da actividade editorial e livreira, a valorização da imagem pública do sector e o incremento da capacidade de intervenção institucional, potenciando todo o capital de prestígio e de credibilidade granjeado ao longo dos tempos pelos profissionais do livro e pelos seus lídimos representantes, constituem, do nosso ponto de vista, os principais objectivos estratégicos a prosseguir no futuro próximo pelos Órgãos Associativos da APEL.

É neste quadro, conscientes dos relevantes desafios que nos aguardam e empenhados em dar o melhor do nosso esforço para obter os resultados que de nós são esperados, que os membros da Lista de Candidatura que tenho a honra de liderar se apresentam a sufrágio, norteados pelos princípios constantes do Manifesto e Programa que em anexo enviamos para vosso conhecimento e apreciação.

Porque acreditamos que todos não somos de mais para alcançar os objectivos ambiciosos que pretendemos atingir, contamos com a participação, a crítica construtiva e a cooperação activa de todos os Colegas.

A força que nos transmitam para o exercício da missão que nos propomos levar a cabo é para nós da maior importância. Apelamos, pois, à vossa participação massiva no acto eleitoral do próximo dia 24.

Cordiais saudações.

Rui Beja

Candidato a Presidente da Direcção da APEL

Lisboa, 7 de Julho de 2008