Existe, regra geral, um grande rigor com as traduções que se efectuam, com as revisões, com a paginação, com os materiais utilizados na reprodução gráfica. No entanto, a promoção é muitas vezes ignorada. Verdade seja dita, muitas vezes isso acontece porque restam poucas verbas para este elo da cadeia de valor. Gastar muito dinheiro na promoção poderá mesmo significar que o break even atinja valores irreais para o mercado português. É verdade que, inversamente, gastar pouco dinheiro na promoção quererá também dizer que o livro passará completamente despercebido, mas isso é outra conversa.
Face à necessidade de fazer bem e barato, os editores e responsáveis de marketing têm muitas vezes de puxar pela imaginação e recorrer a ferramentas e meios próximos do custo zero.
A Blogosfera é, já sabem, uma dessas ferramentas que não dispensamos. Que apoiamos, estimulamos. Por isso, é com agrado que vemos sempre campanhas efectuadas na blogosfera, como o caso de José Mário Silva que tem vindo a promover diversos concursos no seu blog, bem como convidar alguns bloggers para que publiquem excertos da sua obra, numa espécie de pré-publicação tradicional que se transfere para o ambiente digital.
Alguns blogs atingem já cifras na ordem dos milhares de visitantes por dia, pelo que é um meio que deve cada vez mais ser considerado pelos estrategas. Mais, estes milhares de visitantes são leitores dedicados que escolheram clicar no favorito ou escrever na barra do browser o endereço do blog. Não foi uma página de publicidade que surgiu no meio do jornal que compramos para ler notícias (não anúncios), ou de um mupi que olha para nós enquanto esperamos pelo autocarro (queremos apanhar o autocarro, não necessariamente saber de um produto que se abeira de nós).
segunda-feira, 23 de junho de 2008
A importância da blogosfera para a promoção de livros
Postado por Booktailors - Consultores Editoriais às 10:04
Marcadores: Autores, blogosfera, Marketing do Livro