terça-feira, 29 de abril de 2008

Isso... continuem a extinguir o suplemento digital e outros que tais

Segundo dados revelados hoje, o Diário Notícias ultrapassou em tiragem o jornal Público, passando a figurar no pódio (3º).

Ao meu jornal, relembro o que já disse aqui. Decerto, a estes resultados não será alheio a distribuição gratuita da colecção de cursos de línguas no DN, mas ainda assim não deixa de ser um alerta que deverá levar o Público a reflectir. É verdade que o Público também cresceu mas está a perder a corrida: «O diário da Controlinveste fecha o segundo mês de 2008 com uma média de circulação paga nos 49.363 exemplares, tornando-se o terceiro diário do país, ao ultrapassar o Público. Também o jornal da Sonaecom vê reforçada a sua performance, registando uma subida de 9,3% face aos primeiros dois meses de 2007, cifrando-se numa média de circulação paga de 43.138 exemplares. A variação positiva de 1,1% do 24 horas, coloca o diário como o que menos sobe nos primeiros dois meses do ano, fechando o dois primeiros meses do ano nos 34.118 exemplares.»

Entretanto, continuo com a mesma pergunta de há uns meses atrás: pretenderá o Público ser apenas um jornal de preferência e não de referência? Ao tentar agradar a gregos e troianos, lentamente sinto os indefectíveis leitores do Público a deixarem de acreditar.

(E sim, sinto o Público quase como se fosse o Benfica. Bom... também não exageremos).

pf