terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Prémio Leya

O Prémio terá como presidente do júri Manuel Alegre, um autor da casa (Publicações Dom Quixote), juntando-se a este «sete destacadas personalidades do mundo literário e cultural da língua portuguesa», nomeadamente Nuno Júdice e o professor universitário José Carlos Seabra Pereira (Portugal), o professor Lourenço do Rosário (Moçambique), a professora Rita Chaves e o escritor e jornalista Carlos Heitor Cony (Brasil) e o escritor Pepetela (Angola).

Conforme anteriormente veiculado, o vencedor será anunciado durante a Feira de Frankfurt, que este ano está marcada para a data de 15 a 19 de Outubro próximo. Segundo Isaias Gomes Teixeira, pretende-se assim dar ao prémio a «necessária dimensão internacional», .

O regulamento esse, será divulgado amanhã online, no site do grupo (http://www.leya.com/). Já se sabe, contudo, que «podem concorrer ao Prémio todos os escritores, independentemente da sua nacionalidade, desde que o façam com obras inéditas que se enquadrem no conceito geralmente aceite de romance e que não tenham sido premiadas em nenhum outro concurso».

«Os originais deverão ser enviados sob pseudónimo até 15 de Junho de 2008 e, destes, dez serão escolhidos por uma comissão «nomeada pela Leya» que apresentará ao júri o respectivo relatório de cada uma das obras.

Deste grupo de semi-finalistas será escolhido o vencedor, podendo «o júri considerar qualquer outra obra ou obras concorrentes detentoras de mérito literário relevante poderá propor à Leya a atribuição do Prémio Leya 2008 - Finalista», que terá um valor pecuniário de 25.000 euros, lê-se no documento.»

Isaias Gomes Teixeira encara o prémio como um «instrumento da estartégia do grupo» com um forte investimento na compensação pecuniária, preparação, divulgação nos diferentes países lusófonos e promoção.

Mais desenvolvimentos no Diário Digital ...