Por forma a aumentar as vendas, a HarperCollins Publishers vai disponibilizar electronicamente alguns dos seus livros no seu website. A editora explica a sua posição:«“The best way to sell books is to have the consumer be able to read some of that content.”», palavras de Jane Friedman, chief executive da HarperCollins Publishers Worldwide
A HC pretende assim proporcionar aos leitores uma experiência similar que os consumidores dispõe numa livraria física convencional.
Alguns títulos que serão disponibilizados: A bruxa de Portobello, de Paulo Coelho; “I Dream in Blue: Life, Death and the New York Giants”, de Roger Director; “The Undecided Voter’s Guide to the Next President: Who the Candidates Are, Where They Come from and How You Can Choose” de Mark Halperin; entre outros.
Estes livros electrónicos terão a validade de um mês, os leitores não vão poder descarregá-los para o seu computador ou outro "reader", nem poder imprimi-los.
«I didn’t grow up buying every book I read,” said the English born Mr. [Neil] Gaiman, 47. “I read books at libraries, I read books at friend’s houses, I read books that I found on people’s window sills.” Eventually, he said, he bought his own books and he believes other readers will, too.»
Mais desenvolvimentos aqui, no York Times.
PS: Há uns 2, 3 anos, numa ronda de amigos, sugeri a alguns dos editores presentes que convertessem as centenas de euros gastas em publicidade tradicional em ofertas de livros aos leitores. Aos mais fiéis para começar. Por forma a gerar um poderoso goodwill e boca-a-boca. Que sendo os livros bens de experiência, para que exista uma transacção, muitas vezes basta apenas isto: experimentá-los. Não posso deixar de recordar que esses amigos (e não há ironia na palavra "amigos"), nessa altura, sorriram com condescendência ao meu comentário...
(pf)
terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
Harper Collins disponibiliza gratuitamente livros
Postado por Booktailors - Consultores Editoriais às 00:48
Marcadores: Marketing do Livro, O livro e a era digital