quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Quotas

Mil perdões para quem esperava ontem a continuação do Edição em Desassossego, mas os valores de mercado da Gfk (4.º grupo mundial de estudos de mercado) são um tema de importância extrema (dada a falta generalizada de informação) e o post acabou por não sair no dia de ontem.

Em relação aos valores de mercado, o estudo da Gfk representa somente as vendas no retalho de highstreet, rede de livrarias e hipermercados (cerca de 700 pontos), através do cálculo dos valores à boca de caixa.
Nos primeiros seis meses de 2007 venderam-se, desta forma, 7,3 milhões de livros, sendo de recordar que o 1.º semestre é sempre mais fraco do que o 2.º semestre em termos de vendas - aliás, um dos desequilíbrios deste mercado:

Valor de quota por segmento:
- Literatura geral: 28,3%
- Infanto-juvenil: 19,9%
- Turismo e Lazer: 13,7% (em parte devido ao período das pré-férias)
- Ciências: 10,9%
- outros: abaixo de 10%

De realçar que os hipermercados já ultrapassaram neste estudo a quota dos 30% (31,4%).