segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Liga Booktailors 10/11

Tem amanhã início a temporada 2010/2011 da Liga dos Campeões e, com ela, começa também a 2.ª edição da Liga Booktailors – Futebol Fantástico, um passatempo para todas as pessoas do mundo editorial português e para os leitores do Blogtailors.

Para quem não conhece o Fantasy Football do sítio Web da UEFA, a ideia geral é construir um plantel (11+4) de futebol, com base nos jogadores das equipas que participam na Liga dos Campeões deste ano.

Para participar, basta registar-se aqui e criar uma equipa de onze titulares e quatro suplentes, gerindo um orçamento de 100 milhões. Depois, é clicar em «Ligas», clicar em «Criar/Aderir», colocar o código Liga Booktailors (ver abaixo) no campo disponível e clicar em «Aderir a uma liga privada».

Código de acesso à Liga Booktailors: 106682-19728

É aconselhável ler as regras, para quem não conhece o jogo. No entanto, ficam aqui já umas regras base, para quem não teve a honra de participar na primeira edição:
- só é possível «contratar» dois jogadores por equipa numa primeira fase, ou seja, não é possível escolher a equipa toda do Mourinho;
- «contratam-se» dois guarda-redes, cinco defesas, cinco médios e três pontas-de-lança;
- a táctica pode variar desde 5x5 a 2x5x3, passando por 4x4x2, 4x3x3 ou 5x2x3, consoante a escolha de apostar mais na defesa, no meio-campo ou no ataque;
- não é necessário ter jogadores para todas as posições, é possível ter só laterais direito numa defesa, por exemplo;
- o capitão deve ser escolhido com cuidado, pois este estatuto duplica os pontos da jornada;
- existem prazos limite para fazer alterações à equipa: por norma até cerca de 15m antes de começar a primeira partida;
- substituições podem ser feitas entre jornadas (jogos de terça e quarta-feira são considerados uma jornada), sendo a primeira sem custos, as seguintes custarão 2 pontos por transferência.

Leia as regras aqui, para saber como funciona a pontuação. Isto ajudará na escolha dos jogadores.

A Liga Booktailors 09/10 foi bastante concorrida, com mais de 20 e tal participantes, sendo o vencedor o Booktailor Diogo Coelho que, desde o início, liderou a tabela classificativa. O convite está feito. O prazo limite para a inscrição da sua equipa é até às 19h30 de amanhã. Contamos com a sua participação.