quinta-feira, 16 de setembro de 2010

LeYa com todos

(Antes de mais, uma confissão: gosto de festas e de me divertir. Acho que o trabalho necessita de ser pontuado com momentos de descontracção que aproximam e tornam tudo mais humano, menos protocolado.)

Se a rentrée é a altura perfeita para nos reencontrarmos, a festa que ontem o Grupo LeYa organizou foi, igualmente, a oportunidade para esse reencontro. Tendo como hora de início 17.30, as pessoas foram progressivamente chegando e recebendo a respectiva identificação (nome e função) que permitia a todas passear livremente pelo espaço. Quando dizemos «livremente», é exactamente isso, pois até as salas mais recônditas aparentavam estar disponíveis para podermos entrar e observar. Casa de portas abertas era o lema.

Tendo toda a gente recolhido ao espaço habitual de refeitório e à respectiva varanda, seriam cerca de três centenas de pessoas que por lá circulavam, deixando o espaço apinhado mas não excessivamente confuso. Em volta, estavam os livros que sairão nos próximos tempos; entre nós, estavam os autores (sensivelmente 150 previstos), os editores, os parceiros de negócios, os livreiros e a imprensa especializada. Foi a altura perfeita para reencontrar amigos e caras conhecidas, ficar a par das novidades e trocar impressões da época que agora se inicia. Um momento descontraído e atractivo, que possibilitou de uma só vez tomar conhecimento com a programação das diferentes editoras do Grupo, com a sua filosofia e com os rostos por detrás das portas.

Uma excelente iniciativa que, sinceramente, espero que se possa transformar em tradição.

(nsl)