Curso de Jornalismo Literário,
por Paulo Moura
Objectivos:
Transmitir uma noção da realidade e características do Jornalismo Literário. Fornecer instrumentos teóricos e práticos que permitam desenvolver a criatividade individual no jornalismo. Criar a capacidade de escrever um texto literário de não-ficção.
Público-alvo:
Jornalistas, estudantes de jornalismo, escritores, editores, historiadores, professores, cientistas, viajantes, contadores de histórias.
Formador:
Paulo Moura é repórter do jornal Público e ensina Reportagem e Jornalismo Literário na ESCS de Lisboa. Foi correspondente nos Estados Unidos, editor da revista Pública e realizou reportagens no Afeganistão, Albânia, Angola, Caxemira, Chechénia, Congo, Haiti, Iraque, Kosovo, Mauritânia, México, Rússia e Sudão. Foi autor da crónica semanal «Do Outro Mundo», no Público, de 2006 a 2009, e de crónica «Repórter à Solta», a partir de 2010, semanalmente na Pública.
Foram-lhe atribuídos vários prémios de jornalismo portugueses e internacionais:
- Grande Prémio de Reportagem da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD) (1994)
- Grande Prémio de Reportagem Escrita do Clube português de Imprensa (1996)
- Grande Prémio de Reportagem Escrita do Clube Português de Imprensa (1998)
- Prémio de Jornalismo «O Futuro da Europa», atribuído pela Comissão Europeia (2001)
- Grande Prémio de Reportagem Escrita do Clube Português de Imprensa (2001)
- Grande Prémio Imigração e Minorias Étnicas: Jornalismo pela Tolerância, do Alto Comissariado para a Imigração e Minorias Étnicas (2003)
- Primeiro Prémio «Jornalismo Contra a Indiferença» da Fundação AMI – Assistência Médica Internacional (2005
Prémios Internacionais
- Finalista do Lettre Ulysses Award for the Art of Reportage, Berlim (2004)
Segundo Prémio Lorenzo Natali For Journalism, da Comissão Europeia, Bruxelas (2004)
Publicou na Harper’s Magazine, New York Times, Courrier Internacional, Neon, Lettre International Deutschland e Lettre Romania. É autor dos livros Passaporte para o Céu, 1147, O Tesouro de Lisboa, O Segredo da Cartuxa e O Fim das Miragens.
Reportagens incluídas nas antologias Serviço de Reportagem, (Editorial Notícias, 1998), Reportagem: uma Antologia, organizada por José Vegar (Assírio e Alvim, 2001), Grande Reportagem, organizada por José Manuel Barata-Feyo (Oficina do Livro, 2006)
Programa
1.ª aula (teórica) – O Jornalismo Literário, como movimento e corrente literária, e como via para o jornalismo do futuro. Os precursores. O Novo Jornalismo. A literatura de não-ficção na actualidade. Os sub-géneros (reportagem, livro-reportagem, crónica, «romance de não-ficção», perfil, biografia, narrativa de viagem, memórias, ensaio pessoal). Os temas do Jornalismo Literário. Os públicos do Jornalismo Literário.
2ª Aula (teórica) - As regras do Jornalismo Literário. Verdade e subjectividade. Pactos com as fontes e com os leitores. O processo de trabalho em Jornalismo Literário: da recolha de notas ao primeiro esboço. A imersão. Planeamento e pesquisa. Tipos de fontes. Como planear e realizar entrevistas. Como tomar notas.
3.ª aula (teórica) – A escrita em Jornalismo Literário (estrutura, ritmo, cenas, personagens, diálogos, cenários, ponto de vista da terceira pessoa, monologo interior). Domínio do tempo (analepse, prolepse, digressão, ponto de mudança, digressões). Narrador, voz, pessoa, tempo, estilo, ângulo e perspectiva.
4.ª aula (prática) – Análise colectiva de trabalhos dos formandos: estrutura e início de um texto. Apresentação e representação. Drama e narrativa.
5.ª aula (prática) – Análise colectiva de trabalhos dos formandos: descrição de cenários e ambientes.
6.ª aula (prática) – Análise colectiva de trabalhos dos formandos: caracterização de personagens.
7.ª aula (prática) – Análise colectiva de trabalhos dos formandos: construção de cenas.
8.ª aula (prática) – Análise colectiva de trabalhos dos formandos: diálogos.
Dados Técnicos:
N.º de sessões: 8
Datas: 25, 27 e 29 de Outubro e 3, 10, 17, 22 e 26 de Novembro de 2010
Horário: 18h30-21h30
Total de horas: 24h
Preço: 245€
Descontos: 10% para todos os ex-alunos Booktailors e estudantes
Local de formação: A indicar
NOTA: Cada aluno deverá trazer o seu próprio computador portátil. A não posse de um computador portátil não inviabiliza a participação do candidato na acção de formação.
Para pré-inscrição, por favor envie CV (com a referência: Jornalismo Literário II) para: formacao@booktailors.com.
-
Consulte a oferta de formação da Booktailors na barra lateral do blogue.