segunda-feira, 7 de junho de 2010

Opinião: Tangerina em Bolonha, por Nuno Seabra Lopes

TANGERINA EM BOLONHA,
por Nuno Seabra Lopes (*)

N.E.: Texto originalmente publicado na revista LER de Maio de 2010.

Planeta Tangerina. Duas palavras coloridas, com quatro caras alegres por detrás — Bernardo Carvalho, Isabel Minhós Martins, Madalena Matoso e Yara Kono —, que, na sua «viagem de negócios» à medieval Bolonha, encantaram os visitantes, pelo segundo ano consecutivo, na principal feira profissional de livros infantis e juvenis do mundo, que decorreu no final de Março.

Apesar da sua curta existência, a editora é já uma referência na ilustração infantil. Vencedora de prémios e menções honrosas nacionais e internacionais (CJ Award, Best Book Design, FIBDA 2009, Melhor Design Infantil e editora revelação dos Prémios de Edição LER/Booktailors, além do Prémio Nacional de Ilustração atribuído a Madalena Matoso e, este ano, a Bernardo Carvalho), começa a assumir uma posição de relevo no mercado internacional.

Se em 2009 a Planeta Tangerina se apresentou «sobre rodas» — leia-se «numa estrutura ambulante» —, este ano surgiu em Bolonha com stand fixo, partilhado com a italiana Topipittori. Tão elogiado quanto concorrido, ostentava uma bandeira nacional desenhada por Bernardo Carvalho.

O expositor não era a sua única marca na feira italiana. Aparecia também no fundo da decoração do stand da Direcção-Geral do Livro e das Bibliotecas e em outros expositores, particularmente no da coreana CJ Awards.

A Planeta Tangerina sabe o caminho que trilha e investe nele, cria conteúdos comercializáveis no estrangeiro e vê os seus livros vendidos e editados em diversos idiomas. É, pois, um exemplo nacional de qualidade e profissionalismo, que merece ser seguido com atenção.

(*) Nuno Seabra Lopes é licenciado em Estudos Europeus, tem Especialização para Técnicos Editoriais e Mestrado em Estudos Editoriais. Trabalha desde 1999 no sector da edição, sendo Especialista Convidado do Curso de Especialização para Técnicos Editoriais da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. É sócio-fundador da Booktailors e consultor editorial especializado nas áreas da edição e da estratégia.
-
Consulte a oferta de formação da Booktailors na barra lateral do blogue.