quarta-feira, 7 de abril de 2010

Feiras do Livro de Lisboa e Porto 2010

Foram hoje apresentadas algumas das novidades que irão marcar a 80.ª Feira do Livro de Lisboa, a efectuar-se no Parque Eduardo VII de 29 de Abril a 16 de Maio.

Na conferência de imprensa liderada pelo Presidente da APEL, Paulo Teixeira Pinto, e com o apoio de João Espadinha, na posição de Presidente da Comissão Técnica das Feiras do Livro e Eduardo Boavida, Director da Feira do Livro de Lisboa, foi reiterado o facto de esta ser uma feira de transição, mantendo as alterações que no ano passado foram implementadas, mas tentando melhorá-las e efectuá-las agora num cenário de reunificação dos editores.

O horário já anteriormente anunciado é uma das novidades, mas não é a única, sendo que a existência de um novo palco do lado sul (Marquês de Pombal) irá manter uma programação lúdica e musical de relevo, em particular todos os dias a partir das 21h30, com jazz e outros agrupamentos musicais.

Segundo a APEL esta feira também será marcada pelo rigor. Pelo rigor verificado com a existência de uma entidade exterior que irá manter uma constante auditoria ao respeito pelas regras do evento, nomeadamente verificando a conformidade dos preços de acordo com a Lei do Preço Fixo, assim como o uso de equipamentos e respeito pelo espaço público.

Para além da música, a APEL conta ainda com um programa diversificado de debates e mesas redondas que irão acontecer de quinta a sábado das 18h30 às 20h00 e domingos das 17h30 às 19h00, abordando temáticas do mundo dos livros. Aos domingos de manhã haverá uma programação direccionada aos públicos mais jovens.

Este ano haverá, novamente, um editor homenageado, desta feita será Fernando Guedes, fundador e editor da Verbo durante 50 anos, ex-presidente e presidente honorário da Associação Internacional de Editores (o principal órgão corporativo mundial de edição), assim como ex-presidente da Federação Europeia de Editores.

A Feira do Livro do Porto decorrerá na Avenida dos Aliados entre 27 de Maio e 13 de Junho, com os mesmos horários que a de Lisboa e seguindo o mesmo exacto modelo.

De realçar a semana dos Livreiros que este ano se repetirá, de 23 de Abril (Dia Mundial do Livro) até à abertura da Feira, onde os livreiros participantes irão efectuar a sua própria feira, destacando-se a criação de espaços de exposição e venda no passeio público em frente às lojas.