terça-feira, 20 de abril de 2010

As celebrações do Dia Mundial do Livro, da Bertrand Livreiros

No próximo dia 23 de Abril, por forma a celebrar o Dia Mundial do Livro, a Bertrand Livreiros orgranizou alguns eventos pelo país. Na Bertrand Chiado, Francisco José Viegas vai dar início a uma história escrita num livro gigante (2x2,5 metros), colocado à porta da mítica livraria de Lisboa, logo de manhã. Durante o dia, as pessoas serão convidadas a participar numa «história viva», com uma frase da sua autoria, vendo apenas a frase anterior, numa acção que contará ainda com a participação de Mónica Marques e Afonso Cruz, entre outros. A quem participar, a Bertrand oferece ainda um vale de desconto. Na Bertrand Chiado decorrerá ainda excepcionalmente a tertúlia «Ler no Chiado», às 18h30.

As celebrações não se ficam por Lisboa. Nas cidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Faro, Aveiro, Viseu, Guarda, Leiria, Vila Real, Castelo Branco e Aveiro, a Bertrand irá «largar» 300 livros, dando pistas da sua localização através do facebook e site, numa iniciativa chamada «Book Crossing». Já em Coimbra, Viseu e Porto, sósias de autores como Camões ou Pessoa irão presentear trauseantes com sessões de leitura e vales de desconto.

Para além destas iniciativas, todas as livrarias Bertrand do país irão receber alunos do 1.º ciclo, para o «Curso de Livreiro Bertrand 2010», onde será dado a conhecer todo o trabalho que envolve o comércio livreiro.