quinta-feira, 25 de março de 2010

Diário da Feira do Livro de Bolonha: Bologna Ragazzi Award

Esta é uma iniciativa promovida pela própria Feira de livro Infantil e Juvenil de Bolonha, e premeia os melhores livros presentes no recinto, em termos editoriais e de design. Para este prémio existe três categorias: Ficção Tradicional; Não Ficção e Novos Horizontes, assim como uma secção nova denominada Opera Prima, dedicada às primeiras obras de autores e ilustradores.

Este é um dos pontos altos da programação, com a entrega no Café dos Ilustradores, repleto, seguindo-se diariamente as «explicações» do júri, relativamente aos vencedores (um por dia).

Na imagem acima, a explicação do júri relativamente ao livro There Was an Old Lady That Swallowed a Fly, texto, design e ilustrações de Jeremy Holmes, e vencedor do prémio Opera Prima (segundo os presentes, devia ter sido também vencedor de Novos Horizontes e/ou Ficção Tradicional, dada a qualidade superlativa da obra).

Os outros vencedores são:
Ficção Tradicional
Vencedor: De Boomhut, texto de Ronald Tolman (pouco) e ilustrações de Marije Tolman, da editora holandesa Lemniscaat.
Menção honrosa: Such Dir Was Aus Aber Beeil Dich!, texto e ilustrações de Nadia Budde, da editora alemã Fischer Schatzinsel Im S. Fischer.
Menção honrosa: Little Tree/ Petit Arbre, texto e ilustração de Katsumi Komagata, da editora franco-japonesa One Stroke.
Menção honrosa: Ici londres!, texto de Vincent Cuvellier e ilustrações de Anne Herbauts, da editora francesa Editions du Rouergue.
Menção Honrosa: Temple Built of Stone, Seokguram, texto de Kim Mi-hye e ilustrações de Choe Mi-ran, da editora sul-coreana Woongjin Think Big.

Não Ficção
Vencedor: The Riverbank, texto original de Charles Darwin (a partir dos escritos dele) e ilustrações de Fabian Negrin, da editora americana The Creative Company.
Menção honrosa: The Drum Calls Softly, texto de David Bouchard e Shelley Willier, ilustração de Jim Poltras com música dos Northern Cree, da editora canadiana Red Deer Press.
Menção honrosa: L'Herbier, texto e ilustração de Emilie Vast, da editora francesa Editions Memo.

Novos Horizontes
Vencedor: Do!, texto de Gita Wolf e ilustrações de Ramesh Hangadi e Shataram Dhadpe, da editora indiana Tara Books.
Menção honrosa: Two Friends, texto e ilustrações de Hoda Haddadi, da editora iraniana Shabaviz Publishing.
Menção honrosa: Armo com Letras las Palabras, texto e ilustração de Alejandro Magallanes, da editora mexicana Cidcli
Menção honrosa: Tchibum!, texto de Gustavo Borges e ilustrações de Daniel Kondo, da editora brasileira Cosac Naify.

Opera Prima
Vencedor: There Was an Old Lady That Swallowed a Fly, texto, design e ilustrações de Jeremy Holmes, da editora americana Chronicle Books.
Menção honrosa: Ouaf Miaou Cui-cui, texto e ilustrações de Cécile Boyer, da editora francesa Albin Michel Jeunesse.
Menção honrosa: Time Flies, ilustrações de Susana Reisman, da editora libanesa ar Onboz.

Durante os próximos dias iremos mostrar mais dos livros vencedores.

(nsl)