terça-feira, 23 de março de 2010

Diário da Feira do Livro de Bolonha: Bolonha - primeiras impressões

Quem já conhece feiras internacionais reconhece Bolonha como sendo especial. Especial por ser especializada, mas especial também pelo paixão que aqui se observa na forma como se editam livros. Em Bolonha os livros são, realmente, especiais.

Comparativamente a Frankfurt e, segundo dizem, à feira de Bolonha do ano passado, este ano nota-se uma clara animação nos stands, com apostas fortes na decoração e muitos, muitos livros bonitos para descobrir. Mais do que uma feira de letras, esta é uma feira de cores, traços, ilustrações de todas as partes do mundo que aqui falam a mesma voz, a voz do livro impresso. Sendo uma feira profissional, o espírito que se sente é, no entanto e claramente, mais relaxado. As gravatas são deixadas em Frankfurt e substituídas pelas roupas mais confortáveis, mais coloridas.

Outra característica clara é a predominância das mulheres neste recinto (ainda mais do que em Frankfurt), adivinhando-se que o infanto-juvenil mundial é domínio feminino, mais ainda do que o sector editorial global.

(nsl)