segunda-feira, 1 de março de 2010

As últimas mesas das Correntes

Decorreram, na passada sexta e sábado, as últimas mesas de debate da edição deste ano das Correntes D'Escritas, na Póvoa de Varzim.

A 6.ª mesa, moderada por Francisco José Viegas, contou com a colaboração de Inma Luna, Ivo Machado, Jorge Melícias, Tiago Nené e valter hugo mãe. Subordinada ao tema «O poeta é um predador», mais uma frase da autoria de Agustina Bessa-Luís, o debate ficou marcado pela intervenção de Inma Luna: «O poeta é o gourmet do recôndito.» Ler mais aqui, aqui e aqui.

Com o tema «A literatura perverte a imaginação», a 7.ª mesa teve direito a conversas, leituras, música e até dança de Malangatana. O debate contou ainda com Leonor Xavier, João Manuel Ribeiro, Manuel Jorge Marmelo e Gonzalo Celorio, tendo sido moderado por Ivo Machado. Ler mais aqui, aqui e aqui.

No sábado de manhã, decorreu a 8.ª mesa desta edição, com moderação do Bibliotecário de Babel José Mário Silva. João Paulo Sousa, Vítor Burity da Silva, Paulo Moreiras, Lourenço Pereira Coutinho e Sérgio Luís de Carvalho debateram o tema «Duvido, portanto penso», um verso de Fernando Pessoa. Ler mais aqui e aqui.

Da parte da tarde, a 9.ª e última mesa do certame foi moderada por Maria Flor Pedroso. O debate, centrado no tema «Cada palavra é um pedaço do Universo», contou com a participação de Mário Zambujal, Milton Fornaro, Onésimo Teotónio de Almeida, Ricardo Menéndez Salmón e Rui Zink. Ler mais aqui e aqui.