quinta-feira, 18 de março de 2010

7 Nós, um novo projecto editorial nascido no Porto

«Da amizade entre três amigos e da paixão em comum pela literatura comprometida só com a realidade nasceu a editora 7 Nós. Alberto Pimenta e Joseph Beuys são os primeiros autores de um catálogo ainda restrito, mas apostado em marcar a diferença.

Não se revêem nas regras de uma área que vêem como "cada vez mais mercantil" e avessa à difusão da cultura. Em lugar de palavras em voga como "mercadoria", "rentabilidade" e "guilhotina", contrapõem com o gosto de editar livros que não esgotem o ciclo de vida ao fim de um punhado de meses.

"Não publicamos autores consensuais, mas também esta editora não nasceu para espalhar a concórdia. Recusa, sim, o consenso que está tão na moda e que, na realidade, não passa de uma censura encapotada", sintetiza Júlio do Carmo Gomes, que, a par de Óscar Sá e Manuel Tavares Teles, dirige a 7 Nós, projecto ligado à livraria Gato Vadio, situada também no Porto. Além de disponibilizar títulos de editoras de pendor alternativo, como a Fenda & Etc, Edições Mortas e Antígona, o espaço, na Rua do Rosário, funciona ainda como bar e dinamiza uma programação cultural própria que inclui debates, leituras e ciclos de cinema.» Ler no Jornal de Notícias.