terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Prémio Booker entregue 40 anos depois

«Vinte e dois escritores, metade deles já falecidos (entre os quais um vencedor do Prémio Nobel), foram seleccionados para receber o prémio Booker. O que une todos estes autores é o facto de terem publicado um romance em 1970, ano em que o prémio não chegou a ser anunciado devido às mudanças administrativas nas regras.

Agora, 40 anos mais tarde, os juízes deste galardão literário britânico decidiram corrigir o erro do passado, publicando uma lista de escritores da qual sairão, em Março, os finalistas e, meses mais tarde, o vencedor.

Entre os nomeados estão os já falecidos J. G. Farrell (vencedor do prémio em 1973 com The Siege of Krishnapur), Iris Murdoch (vencedora do galardão em 1978 com The Sea, the Sea) e Patrick White, vencedor do prémio Nobel em 1973.» Ler no Correio da Manhã.

«Foi anunciada na segunda-feira a lista de livros nomeados para o Lost Man Booker Prize, que consagrará o melhor romance publicado por um autor da Commonwealth (ou da República da Irlanda) em 1970. Leu bem: em 1970. Por que motivo se está a atribuir um prémio em 2010 ao melhor romance de 1970? É uma história curiosa e que revela um sentido muito britânico de justiça.» Ler no Público.