quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Ainda o plágio de J.K. Rowling

«A escritora J.K. Rowling foi acusada de plagiar ideias de outro autor britânico. A polémica foi lançada pelos herdeiros do escritor Adrian Jacobs, que também processaram a editora Bloomsbury Publishing PLC por suposta violação de direitos de autor.

O processo defende que o livro de Rowling, Harry Potter e o Cálice de Fogo, contém partes substanciais retiradas da obra The Adventures of Willy the Wizard - No. 1 Livid Land, escrita por Jacobs em 1987, e sublinha que expressões como “prisões de feiticeiros”, “hospitais de feiticeiros” e “colégios de feiticeiros” foram cunhadas pelo mesmo. Os familiares de Jacobs, que morreu em 1997, também argumentam que existem outras ideias da colecção "Willy the Wizard" copiadas pela escritora. Harry Potter e o Cálice de Fogo é o quarto livro da série das aventuras do jovem feiticeiro e foi publicado em Julho de 2000.» Ler no jornal i.

«J.K. Rowling, autora da saga de sucesso “Harry Potter”, está a ser acusada de plágio pelos herdeiros de um outro escritor britânico. Na origem da acusação está o livro The Adventures of Willy the Wizard - No. 1 Livid Land, escrito por Adrian Jacobs, e que, segundo a sua família, tem ideias e expressões a que Rowling recorreu para escrever um dos seus livros.» Ler no Público.