sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

«Poucas editoras estão preparadas para o desafio do eBook» (Paulo Ferreira)

«A Booktailors realiza consultoria, formação e divulgação de boas práticas de edição livreira. Paulo Ferreira, uma das faces da empresa, acedeu dar o seu parecer sobre a actualidade do mercado nacional e os novos suportes de leitura.

O que é um eBook?
Antes de mais, destrinçar que eBook e eBook readers são coisas distintas (não raramente se confundem os dois conceitos). EBook dirá respeito ao ficheiro propriamente dito, que mais não é que a disponibilização de um conteúdo em formato electrónico, que poderá (ou não) ter uma existência física em livro, no sentido mais tradicional (com badanas, lombada, etc). EBook reader o suporte que permite a leitura desse conteúdo.

Para o leitor, quais as vantagens do eBook vs livro impresso? E as desvantagens?
O eBook permite um armazenamento mais leve do conteúdos; o transporte massivo desse mesmo conteúdos; uma série de funcionalidades de pesquisa no texto e fora dele. As desvantangens, além da mais romântica que é a ligação ao livro, continuam a ser que precisamos de energia para poder acesso ao conteúdo; de um interface que custa centenas de euros; de ser difícil fazer uma biblioteca pois ainda não existe um entendimento qual o formato standard a utilizar, dificultando a possibilidade de se construir uma biblioteca. Cada leitor trabalha com formatos específicos, nem sempre compatíveis entre plataformas.» Ler na íntegra aqui.