segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX

O que é que Emmanuel Nunes, Quim Barreiros e os Xutos & Pontapés têm em comum? São todos músicos, portugueses, do século XX e, naturalmente, têm lugar neste projecto que a Círculo de Leitores acaba de lançar.

Foi na passada quinta-feira, às 19h00, o lançamento desta obra, num Teatro Nacional de São Carlos repleto dos mais importantes nomes da música em Portugal (e parte não despicienda do mundo editorial português), com a presença da Ministra da Cultura, Gabriela Canavilhas, assim como de inúmeros oradores e intérpretes que homenagearam a obra com o seu discurso ou a sua interpretação.

Citando um dos oradores, Rui Vieira Nery, «existirá agora um A.E. e D.E; um Antes da Enciclopédia e um Depois da Enciclopédia da Música em Portugal no Século XX […] esta é a primeira e a mais importante obra enciclopédica sobre a música portuguesa […]. Estamos cá todos».

Quem trabalha em edição sabe que, «para estarem lá todos», é necessário um trabalho excepcional. Assim, foram mais de 150 redactores e 10 editores que, durante 10 anos, e sob direcção da musicóloga luso-egípcia Salwa Castelo-Branco, compilaram esta obra única no panorama da música em Portugal. A edição, com a chancela de Guilhermina Gomes e a coordenação de Jorge Garcia, estará disponível, para já, na Círculo de Leitores (posteriormente sairá para o retalho pela Temas & Debates), em 4 volumes, contendo dois CD, no primeiro e terceiro volume, respectivamente.

Citando, por fim, Sérgio Godinho que, acompanhado pelo compositor e pianista Bernardo Sasseti, interpretaram e dedicaram o título desta música ao propósito da sessão: Espalhem a Notícia.

NSL