quinta-feira, 5 de novembro de 2009

eReaders, por Isabel Coutinho

«E de repente, não mais que de repente (como dizia o poeta brasileiro), não sabemos para onde nos virar. Leitores de livros electrónicos parecem nascer como cogumelos, todos os dias aparece a notícia de mais um.

Primeiro foi a Amazon.com a anunciar que conseguiu transformar o seu Kindle num aparelho que funciona em mais de 100 países no mundo. Este leitor de livros electrónicos (para onde se podem descarregar os livros comprados em 60 segundos sem se necessitar de mais nada além de um cartão de crédito) até aqui só funcionava plenamente em território norte-americano e só era enviado para moradas nos EUA. Mas desde 19 de Outubro que está a ser comercializado para todo o mundo. A empresa de Jeff Bezos aproveitou para fazer este anúncio da sua expansão à escala global mesmo antes da Feira de Frankfurt e isso não foi inocente. A discussão à volta dos e-books foi o assunto desta feira, onde se reuniram editores de todo o mundo.

Depois foi a vez da Google anunciar, na conferência do Tools of Change for Publishing da O’Reilly (que pela primeira vez se realizou em Frankfurt), os seus planos para o próximo ano com o lançamento da Google Editions. A partir de Junho na Europa a Google venderá o acesso online a livros. Não só às obras que ao longo dos anos tem vindo a digitalizar, mas também aos livros que acabam de sair para o mercado, as novidades.» Ler na íntegra aqui.
-
Consulte a oferta de formação da Booktailors na barra lateral do blogue.