segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Caim lançado ontem

«Sobre o livro Caim, que é apresentado hoje [ontem] a nível mundial, o escritor defendeu que “na Igreja Católica não vai causar problemas porque os católicos não lêem a Bíblia". Mas admitiu que poderá gerar reacções entre os judeus.» Ler no Público e no jornal i e no Jornal de Notícias e no Diário de Notícias.

«O escritor falava durante a apresentação mundial do livro, que se realizou no Museu Municipal de Penafiel, perante uma assistência de cerca de 800 pessoas, integrada na programação do festival literário Escritaria 2009, que homenageia o autor de Memorial do Convento.» Ler no Público, no Diário Digital e no Jornal de Notícias.

«Em entrevista à Lusa, por ocasião do lançamento do novo livro, Saramago falou de uma obra em que regressa ao tema religioso, contando, em tom irónico e jocoso, a história de Caim, filho primogénito de Adão e Eva, quase duas décadas após o escândalo provocado pela sua obra O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991).» Ler no Público.

«O tema do novo livro de José Saramago não é inédito na sua obra e até lhe valeu o empurrão para o exílio em Lanzarote mas, desta vez, "deus" surge cru e sem a beleza narrativa de O Evangelho Segundo Jesus Cristo. Nunca o Prémio Nobel da Literatura foi tão a fundo em tão pouca narrativa e nem surpreendera os seus leitores com passagens em que domina um erotismo com uma componente inédita na sua obra». Ler no Diário de Notícias.

«Na véspera de Caim chegar às lojas, Saramago reacendeu a polémica com a Igreja: "a Bíblia é um manual de maus costumes, um catálogo de crueldade e do pior da natureza humana" Viagem ao universo do Nobel português». Ler no jornal i