segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Quando os lançamentos de livros se transformam em eventos

Longe vão os tempos em que os lançamentos de obras se constituíam de uma apresentação da obra, feita por um convidado e onde os amigos do autor compareciam, sem que pouca atenção fosse dada ao evento em si. Uma mesa de comunicação, algumas flores e um porto de honra ao final. Umas bolachas, uns salgados e a coisa fazia-se.

Contudo, com a crescente profissionalização, e concorrência, as editoras vêem cada vez mais estes eventos como sessões de relações públicas que pretendem capitalizar junto da imprensa e do leitor-final. Rapidamente poderíamos enumerar a Gailivro, que neste evento convidou Carolina Patrocínio para apresentar o lançamento de Brisingr, contando com diversas performances circences. Ou o lançamento de José Eduardo Agualusa que, embora um pouco mais modesto, teve bebida, acepipes, música.

Agora anunciam-se mais dois eventos, de diferentes editores que prometem: o lançamento de Sofia Marrecas Ferreira, amanhã, pelas 18h30, no qual se promete uma verdadeira tour pela gastronomia e hábitos alentejanos, ou não decorresse o lançamento na Casa do Alentejo, em Lisboa. E o lançamento de 2666, de Bolaño, na LX Factory, que entre outros motivos de interesse contará com a presença de DJ Irmão Lúcia (sim, o ilustrador).

(pf)