Longe vão os tempos em que os lançamentos de obras se constituíam de uma apresentação da obra, feita por um convidado e onde os amigos do autor compareciam, sem que pouca atenção fosse dada ao evento em si. Uma mesa de comunicação, algumas flores e um porto de honra ao final. Umas bolachas, uns salgados e a coisa fazia-se.
Contudo, com a crescente profissionalização, e concorrência, as editoras vêem cada vez mais estes eventos como sessões de relações públicas que pretendem capitalizar junto da imprensa e do leitor-final. Rapidamente poderíamos enumerar a Gailivro, que neste evento convidou Carolina Patrocínio para apresentar o lançamento de Brisingr, contando com diversas performances circences. Ou o lançamento de José Eduardo Agualusa que, embora um pouco mais modesto, teve bebida, acepipes, música.
Agora anunciam-se mais dois eventos, de diferentes editores que prometem: o lançamento de Sofia Marrecas Ferreira, amanhã, pelas 18h30, no qual se promete uma verdadeira tour pela gastronomia e hábitos alentejanos, ou não decorresse o lançamento na Casa do Alentejo, em Lisboa. E o lançamento de 2666, de Bolaño, na LX Factory, que entre outros motivos de interesse contará com a presença de DJ Irmão Lúcia (sim, o ilustrador).
(pf)
segunda-feira, 14 de setembro de 2009
Quando os lançamentos de livros se transformam em eventos
Postado por Booktailors - Consultores Editoriais às 11:00
Marcadores: Divulgação, Editoras, livros, Marketing do Livro