quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Futebol Fantástico – Liga Booktailors 09/10

É com grande prazer e orgulho que a Booktailors vos convida a participar na I Edição da Liga Booktailors, do Futebol Fantástico (Fantasy Football, no original) da Liga dos Campeões 09/10.

Para quem não conhece este jogo do site da UEFA, a ideia geral é construir um plantel (11+4) de futebol, com base nos jogadores das equipas que participam na Liga dos Campeões deste ano. Poderão consultar todas as regras aqui.

O convite é feito a todas as pessoas do mundo editorial português, aos fiéis seguidores deste blogue, assim como aos utilizadores que nos visitam pela primeira vez (sejam muito bem-vindos.). Não é preciso ser apreciador de futebol, mas ajuda. Não é preciso ser grande conhecedor do desporto, se bem que poderá fazer a diferença. Não é de todo vital alguma vez ter praticado futebol, se bem que dizem que faz bem à saúde.

Para participar, basta clicar aqui, registar-se e criar uma equipa de onze titulares e quatro suplentes, gerindo um orçamento de 100 milhões. Depois, é clicar em «Ligas», clicar em «Criar/Aderir», colocar o código Liga Booktailors (ver abaixo) no campo disponível e clicar em «Aderir a uma liga privada».

Código de acesso à Liga Booktailors: 174140-38458

Alertamos para o facto de que as equipas inscritas só começarão a pontuar a partir da segunda jornada. Em nome do fair play, os pontos feitos na primeira jornada não serão contabilizados.

É aconselhável ler as regras, para quem não conhece o jogo. No entanto, ficam aqui já umas regras base, para iniciar:
- só é possível «contratar» dois jogadores por equipa, ou seja, não é possível escolher a equipa toda do Mourinho;
- «contratam-se» dois guarda-redes, cinco defesas, cinco médios e três pontas-de-lança;
- a táctica pode variar desde 5x5 a 2x5x3, passando por 4x4x2, 4x3x3 ou 5x2x3, consoante a escolha de apostar mais na defesa, no meio-campo ou no ataque;
- não é necessário ter jogadores para todas as posições, é possível ter só laterais direito numa defesa, por exemplo;
- o capitão deve ser escolhido com cuidado, pois este estatuto duplica os pontos da jornada;
- existem prazos limite para fazer alterações à equipa: até cerca de 15m antes de começar a primeira partida;
- substituições podem ser feitas entre jornadas (jogos de terça e quarta-feira são considerados uma jornada), sendo a primeira sem custos, as seguintes custarão 2 pontos por substituição.

Mais uma vez, é recomendável ler as regras, para saber como funciona a pontuação. Isto ajudará na escolha dos jogadores.

Esperamos assim poder criar uma área de confraternização (existe mesmo um fórum onde poderão «queixar-se da arbitragem»), dentro da área da edição em Portugal. Contamos com a vossa participação e resta-nos apenas desejar boa sorte na luta pelo segundo lugar. O primeiro pertencerá certamente a alguém da Booktailors.