«No seguimento de ameaças de represália […] a Chiado Editora decidiu, após cuidada deliberação do seu Conselho Editorial, adiar indefinidamente o lançamento do livro “A Última Madrugada do Islão”, do escritor André Ventura.
[…]
A Chiado Editora informa ainda que decidiu solicitar, adicionalmente, dois pareceres sobre o eventual conteúdo ofensivo e controverso da obra em questão, respectivamente ao Sheikh David Munir, líder da Comunidade Islâmica de Lisboa, e ao Professor Mostafa Zekri, especialista em assuntos islâmicos. […] Do resultado destes pareceres, dependerá a decisão definitiva sobre a publicação, no mercado português, de “A Última Madrugada do Islão”.
Sendo uma obra de ficção, “A Última Madrugada do Islão” […] resulta de uma vasta investigação histórica e apresenta pontos que […] se revelam particularmente polémicos [nomeadamente]:
- […] Segundo André Ventura, Arafat terá sido vítima de uma gigantesca conspiração interna, destinada a apagar todo um conjunto de elementos comprometedores para a OLP, nomeadamente a sua homossexualidade e a relação com o tráfico de droga internacional.[…]»
terça-feira, 21 de julho de 2009
Polémica na publicação de obra sobre Yasser Arafat
Ler aqui.