quinta-feira, 16 de julho de 2009

Curso de formação no Novo Acordo Ortográfico, por Prof. Malaca Casteleiro e Pedro Dinis Correia - início a 20 de outubro (LISBOA)

Curso de formação no Novo Acordo Ortográfico,
por Prof. Malaca Casteleiro e Pedro Dinis Correia

Público-alvo:
Todas as pessoas que, por questões profissionais, possam ter responsabilidades linguísticas acrescidas, como sejam elementos de estruturas editoriais (editores, assistentes, coordenadores), profissionais da tradução e da revisão, jornalistas, professores… No decorrer da ação, poderá ser contemplada a presença de «convidados» em algumas das sessões, tendo em conta a clarificação que a experiência profissional/linguística destes poderá trazer para as temáticas abordadas.

Objetivos gerais:
1. Dar a conhecer aos formandos, de forma sucinta, o essencial das reformas ortográficas levadas a cabo a partir de 1911 e durante todo o século xx;
2. Dotar os formandos de conhecimentos que lhes permitam diferenciar a Convenção Ortográfica Luso-Brasileira de 1945 do Novo Acordo de 1990;
3. Levar os formandos a apreenderem as modificações e alterações trazidas pelo Novo Acordo Ortográfico de 1990.

Objetivos específicos:
1. Desenvolver competências linguísticas, de modo a exercitar a prática na Nova Ortografia;
2. Explorar a nova grafia das palavras conforme o Acordo Ortográfico de 1990.
3. Aplicar exercícios diversificados, com o intuito de exercitar as novas mudanças na grafia das palavras.
4. Analisar documentos e textos tendo em vista a prática da Nova Ortografia.

Programa da ação:
1. Breve notícia histórica sobre as reformas ortográficas da Língua Portuguesa de 1911 a 1990.
2. Atualidade e pertinência do Novo Acordo Ortográfico de 1990.
3. Características gerais do mesmo Acordo.
4. Novo Alfabeto da Língua Portuguesa.
5. Uso de maiúsculas e minúsculas.
6. Supressão gráfica de consoantes mudas ou não articuladas.
7. Mudanças na acentuação gráfica.
8. Alterações relativas à hifenização.
9. Ocorrência de duplas grafias.
10. Características específicas da Nova Ortografia, segundo a norma culta luso-afro-asiática.
11. Características específicas da Nova Ortografia, segundo a norma culta brasileira.
12. Sinopse final.

Suporte bibliográfico essencial (não incluído):
CASTELEIRO, João Malaca, e CORREIA, Pedro Dinis,
Atual - O Novo Acordo Ortográfico (O que vai mudar na grafia do português), 3ª ed., Texto Editores, Lisboa, 2008 (1ª ed. 2007).
GOMES, Francisco Álvaro,
O Acordo Ortográfico (Inclui o Texto Integral do Novo Acordo Ortográfico, Exercícios Práticos com Propostas de Soluções), Edições Flumen, Porto Editora, Porto, 2008.

Formadores:
Professor Malaca Casteleiro
João Malaca Casteleiro é professor, investigador e linguista português. Licenciado em Filologia Românica em 1961, doutorou-se, em 1979, na Faculdade de Letras de Lisboa, com uma dissertação em Sintaxe da Língua Portuguesa. É, desde 1981, professor catedrático na mesma faculdade. Tem lecionado e coordenado a cadeira de Sintaxe e Semântica do Português, no âmbito da licenciatura, e vários seminários nas áreas da Sintaxe, Léxico e Didáctica, no âmbito de mestrado. Foi diretor de investigação do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa, conselheiro científico do Instituto Nacional de Investigação Científica. É membro da Academia das Ciências de Lisboa, desde 1979, e presidente do seu Instituto de Lexicologia e Lexicografia. Foi galardoado com o Prémio Internacional de Linguística Lindley Cintra, da Sociedade de Língua Portuguesa. Entre vários títulos honoríficos e doutoramentos honoris causa, destaca-se a consagração, em 2001, com a comenda de Grande Oficial da Ordem Infante D. Henrique, pelo presidente da República Dr. Jorge Sampaio. A sua bibliografia, iniciada com a tese de licenciatura em 1961, é constituída por muitas dezenas de estudos dedicados à linguística e à lexicologia. É autor de obras como
A Língua e a Sua Estrutura, A Língua Portuguesa e a Expansão do Saber, Nouvelles perspectives pour l'enseignement du portugais en tant que langue étrangère, A Língua Portuguesa em África e A Língua Portuguesa no Oriente: do Séc. XVI à Atualidade. Foi coordenador do Dicionário da Língua Portuguesa Contemporânea, publicado em 2001 pela Academia das Ciências/Editorial Verbo (que ficaria conhecido como «Dicionário da Academia»). Convito defensor da adoção efetiva do Acordo Ortográfico de 1990, foi coordenador do primeiro dicionário de Língua Portuguesa ao abrigo das novas regras ortográficas, publicado pela Texto Editores. Com a mesma chancela, e em conjunto com Pedro Dinis Correia, publicou ainda a obra Atual: O Novo Acordo Ortográfico ‒ O que vai mudar na grafia do português.

Pedro Dinis Correia
Pedro Dinis Correia é professor universitário e consultor linguístico. Licenciado em Língua e Cultura Portuguesa, variante Língua Estrangeira, concluiu posteriormente o Mestrado em Linguística Aplicada. Participou na elaboração de base de dados informática com todas as palavras de acordo com as normas luso-afro-asiática e brasileira do Português, conforme o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa de 1990 (fevereiro de 2007 a junho de 2007), tendo ainda colaborado na revisão e redação do
Novo Dicionário da Língua Portuguesa – Conforme Acordo Ortográfico e do Novo Grande Dicionário da Língua Portuguesa – Conforme Acordo Ortográfico, ambos da Texto Editores.

Dados técnicos:
Duração: 12 horas lectivas
N.º de sessões: 4.
Datas: 20, 22, 27 e 29 de outubro de 2009.
Horário:18h30-21h30
Propina: 225,00 €
Descontos: 10% para todos os ex-alunos Booktailors e estudantes.

A formação decorrerá no Bookoffice - Rua Nova do Almada, 59 - 3.º, Lisboa.

Para se inscrever, por favor envie CV (com a referência: Acordo Ortográfico) para: formacao@booktailors.com.
-
Consulte a oferta de formação da Booktailors na barra lateral do blogue.