Começo por elogiar a dinamização que a Biblioteca Nacional e a DGLB, juntamente com a Livraria (pertencente ao grupo Guimarães), têm levado a cabo nos espaços da Biblioteca Nacional.
Um espaço que muitos poderiam julgar repleto de silêncios - apesar das obras de ampliação da BN - torna-se, durante a semana, um espaço repleto de pessoas que para lá se deslocam com o objectivo de assistir a interessantes acções culturais.
Foi assim na passada quarta-feira onde o poeta espanhol Antonio Gamonena (Prémio Cervantes e Prémio Reina Sofia) esteve presente para, juntamente com Gastão Cruz e com apresentação de Nuno Júdice, participar num Recital Poético.
Para quem não quisesse participar neste evento, teria o que optar, desde logo pelas exposições actualmente patentes na BN, entre elas a dos 110 anos da Guimarães Editora (que daremos conta posteriormente), mas também outras acções como a concorrida apresentação da última obra de Pedro Sena-Lino, «333».
Uma apresentação iniciada às 18:33:33, que teria três acções simultâneas que acabaram por ser consecutivas, nomeadamente uma conferência com Vanda Anastácio, alguns actores com roupas da época retratada na obra e a leitura de excertos da obra por Rui Zink ou Alexandre Nave, entre outros.
Este não foi um dia excepcional, ontem mesmo houve música com um Concerto pelo Quarteto Vianna da Motta e hoje podem assistir ao Encontro de Jovem Poesia Espanhola e Portuguesa, com Ana Isabel Conejo, Javier Vela, Miguel Manso e Daniel Jonas, com moderação de Pedro Mexia.
(nsl)
-
Consulte a oferta de formação da Booktailors na barra lateral do blogue: Curso de Marketing do Livro, pelos Booktailors.