Excertos da peça do DN:
"Tinha qualquer coisa de príncipe florentino e de cardeal herético, mas o que me impressionava era o humor e a grandeza de coração", disse dele Cardoso Pires.
O Prémio Especial Editora do Ano foi para a Tinta-da-China, que "apesar de ser um jovem projecto da edição portuguesa, conta já com um catálogo extenso e respeitado".
"O sucesso que em 2008 alcançou com alguns dos seus livros demonstra que a consistência e o bom trabalho também têm lugar nos 'tops'", justificou o júri.
Por sua vez, a Sextante foi distinguida com o Prémio Especial Editora Revelação (...)
"Pela extrema qualidade do projecto e pela ousadia de apostar na literatura portuguesa, o júri considera a Sextante um dos melhores exemplos de edição em Portugal", sublinhou.
Henrique Cayatte, "sem dúvida um dos nomes que mais contribuíram para a renovação do
O Prémio Especial Inovação foi para a Biblioteca de Editores Independentes, a colecção de livros de bolso criada pelas editoras Assírio & Alvim, Cotovia e Relógio d'Água, por se tratar de "um risco que cumpria ao júri distinguir e elogiar".
João Paulo Martins, proprietário da Livraria Férin - a segunda mais antiga do país, na posse da mesma família há seis gerações - recebeu o Prémio Especial Livreiro, por ter apostado "numa especialização forte, na qualidade da escolha editorial".
O Prémio Especial Livraria Independente foi atribuído à Pó dos Livros, "pelo ambiente, qualidade de serviço, fundo de catálogo - e o prazer de folhear e ver livros sem data e sem a pressão das novidades".
Luís Caetano, autor e apresentador dos programas da Antena 2 sobre livros "Última Edição" e "A Força das Coisas", foi distinguido com o Prémio Especial Jornalista ou Imprensa de Edição, "uma homenagem não só ao jornalista e homem de cultura" mas também ao "espaço radiofónico de excelência que mantém".
Ao jornalista e crítico literário José Mário Silva foi atribuído o Prémio Especial Blogue de Edição, pelo seu Bibliotecário de Babel, cuja "actualidade, rigor e pertinência" o júri achou por bem distinguir.
Na categoria de Promoção de Autor Português, o prémio foi para o publicitário Rui Manuel Amaral e para a editora Angelus Novus, que publicou o seu livro "Caravana", promovido por um conjunto de "trailers" feito pelo autor.»