domingo, 17 de maio de 2009

Diário da Feira do Livro de Lisboa 2009: Resumo do dia



Foto de Ricardo Duarte.



Sábado, dia 16 de Maio, penúltimo dia da Feira de Lisboa.

Para quem gosta de enchentes ontem foi o dia ideal. Pelas 15:00, muitas das partes da Feira do Livro estavam intransitáveis, com pessoas que queriam autógrafos dos seus autores preferidos (como Ken Follett, ontem na Editorial Presença).

Em termos de autores para autografar os seus livros, destaque também para António Lobo Antunes a manter constantemente um fila de pelo menos duas dezenas de fãs, mas também para José Eduardo Agualusa, Miguel Real, Filipe Faria entre muitos, muitos outros.

Ponto alto do dia foi a «surpresa» no lançamento do livro «Estado Civil» de Pedro Mexia, com a apresentação a ser feita pelo Prof. Joaquim Furtwangler (psiquiatra e professor da Universidade de Viena), uma personagem e tanto, com bastantes semelhanças a Ricardo Araújo Pereira.

Outro dos pontos altos foi o debate sobre literatura portuguesa contemporânea, com Ana Sousa Dias a moderar uma mesa com Miguel Real e Possidónio Cachapa - J.E. Agualusa teve de se ausentar por motivos de indisposição -, com os autores a conversarem sobre as gerações actuais, passando em revista muitos dos mais importantes autores da actualidade.

De realçar a parte onde Miguel Real explicou que «existe, de facto, uma forte literatura da guerra colonial» que levou a que Ana Sousa Dias perguntasse a Possidónio Cachapa se ele iria escrever também sobre o tema, e ao que Possidónio responde que sim, que o poderia fazer, pois apesar de não ser da geração que foi para guerra, faz parte da geração que ficou com as mãe que viram os seus filhos irem para a guerra, que viu os ex votos nas igrejas, que presenciou os regressados da guerra, inadaptados e transtornados, que sentiu o sofrimento de uma nação que via os seus filhos morrer num país distante. Resumindo, escrever não é relatar factos, não é descrever o que se viu mas sim tornar possível vivenciar algo.

Destaque também para o facto de estarem a ser preparados slideshows com texto, com base no acompanhamento que a Feira do Livro fez para estes debates via twitter.

Não perca hoje, último dia da Feira, a partir das 19:30, na Praça Central, o debate «Os Livros de Jesus», moderado por Sara Belo Luís, com a presença de José Tolentino Mendonça, Esther Mucznik e Tiago Cavaco.
-
Consulte a oferta de formação da Booktailors na barra lateral do blogue: Curso de Comunicação Editorial com Jornalistas - João Pombeiro (Editor da LER), Curso de Marketing do Livro, pelos Booktailors.